Reportagem do “Fantástico” veiculada no último domingo, 3, denunciou um esquema de desvio dos recursos do FUNDEB no Município de Monção, Baixada Maranhense. Segundo o Ministério Público Federal – MPF, São Luís e outros 135 municípios maranhenses são investigados, conforme divulgou, com exclusividade, na manhã desta terça-feira, 5, o Blog do Jonh Cutrim.
O golpe, segundo o MPF, é aplicado de duas maneiras: numa delas, os dados de pessoas reais são usados clandestinamente. Outra fraude é a criação de alunos fantasmas.
Só em 2019 a Prefeitura de São Luís já recebeu cerca de R$ 270 milhões de reais de Fundeb. Saiba mais clicando AQUI.
O Sindeducação, desde 2013, denuncia a falta de transparência na utilização dos recursos do FUNDEB na Educação Pública da Capital; além da crescente perda de alunos. Para a entidade, existe uma Caixa Preta e um gargalo no gerenciamento desses recursos federais.
As irregularidades apontadas pelo Sindeducação também integraram ação do MPF contra o Município de São Luís, em 2013. Clique AQUI e leia a matéria publicada à época.
No início desta tarde, a notícia já repercute em vários blogs e sites do Maranhão.
Leia a íntegra da matéria publicada pelo blogueiro, ou clique AQUI.
O blog do John Cutrim conseguiu com exclusividade a lista das das 137 Prefeituras investigadas em esquema de Fraude no Fundeb, conforme denúncia feita pelo Fantástico da Rede Globo no domingo. Importante destacar que em algumas prefeituras a irregularidades aconteceram em gestões passadas, conforme apurou o blog.
De acordo com a denúncia, o município, pro exemplo, de Monção recebeu, em 2018, R$ 40 milhões do governo federal pra investir em educação. Mas boa parte desse dinheiro pode ter sido desviada, segundo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.
Os recursos do Fundeb são a principal fonte de desvio de recursos públicos federais nos municípios maranhenses. Segundo as investigações, o golpe é aplicado de duas maneiras: numa delas, os dados de pessoas reais são usados clandestinamente. A outra fraude é a criação de alunos fantasmas. A cidade de Miranda do Norte também é citada na reportagem do Fantástico da Globo. No total, 137 municípios são investigados no Maranhão.
Veja a lista (municípios marcados em amarelo):
Imprensa Sindeducação.