FEMINICÍDIO NO AMBIENTE ESCOLAR:
Justiça por Alícia!
Toda solidariedade a sua mãe!
É com grande pesar que a Diretoria, funcionários e base do Sindeducação vêm se somar ao luto nacional pela covarde, cruel e inaceitável perda de Alícia Valentina, de apenas 11 anos, agredida dentro de sua escola em Belém do São Francisco, no Sertão Pernambucano.
Alícia foi agredida dentro da escola pelo fato de dizer “Não” ao colega que dizia querer “ficar” com ela.
Com a negativa, ela foi espancada no banheiro da escola por outros “colegas” na quarta-feira, 3 de setembro, tendo sido hospitalizada em sua cidade, posteriormente liberada e, com a piora de seu quadro, foi transferida para Recife, onde teve morte cerebral dias depois, no último domingo, dia 7.
O caso evidencia tudo o que o movimento feminista, ao qual o Sindeducação se soma, vem denunciando há décadas: a adultização e erotização precoce de nossas crianças, o assédio, a violência quando da negativa por parte de uma mulher, sem contar na insegurança do ambiente escolar, o bullying, e outras práticas violentas que não podem jamais ser aceitas ou normalizadas na sociedade.
Nos juntamos à dor de seus pais, ao pedido de justiça feito por sua mãe, e ao alerta para que casos assim não se repitam, fazendo ecoar ainda mais forte nossas vozes:
Pela vida das mulheres!
Protejamos nossas meninas!
Não é não!
Contra a cultura do machismo!
Em defesa das mulheres negras!
Não nos calaremos!
Justiça por Alícia!
Basta de feminicídio!
São Luís, 12 de setembro de 2025
A Diretoria do Sindeducação