Sindeducação no Mês do Professor e da Professora:
A ESCOLA PRECISA VOLTAR A SER UM LUGAR SEGURO
Nosso esperado mês chegou, mas temos pouco a comemorar e muito a desabafar.
Na última semana, os dias 23 e 25 de setembro de 2025 ficarão tristemente marcados na nossa História.
Dia 23, como outros que já denunciamos, como no caso da professora Silvaneide, no Paraná, ou da professora Luzia Hungria, na cidade de Rosário, dessa vez sentimos ainda mais na nossa pele, com a partida precoce de nossa colega, professora Rosângela, que também passou mal e praticamente faleceu dentro de uma das escolas da nossa rede.
Em Sobral/CE, dia 25, dois alunos adolescentes foram executados dentro da escola estadual Luis Felipe, em um ataque a tiros. Aqui mesmo, várias ações do Mobiliza Sindeducação têm se deparado com cenário de violência.
Como vimos, essas situações, infelizmente, não são exceção, e isso não pode ser naturalizado, nem visto como fatalidade!
Chega de, além de nos preocuparmos em ministrar aulas e clamar por estrutura, termos agora de temer por nossas vidas.
O poder público, no nosso caso a Prefeitura de São Luís, precisa se comprometer com a qualidade de vida, e entender que metas e avaliações devem ser vistos como parte do processo, e não como um fim em si mesmo, que adoece e contribui para encurtar nossas vidas. Deve se pronunciar e assumir publicamente o compromisso de prover políticas públicas que nos permitam trabalhar em segurança, sem assédio, sem violência e sem comprometer nossa saúde.
Do nosso lado, vamos continuar na luta, cobrando para que nossas vidas não sejam encurtadas pela profissão que escolhemos e para a qual nos dedicamos, em honra a todos e todas que tombaram no exercício da profissão, do lado dos professores e professoras, e também dos que se dedicam ao aprendizado, e também a seus familiares. Conclamamos ainda a sociedade a nos dar as mãos nesse pedido de socorro.
Neste mês, teremos uma programação voltada para estimular nossa qualidade de vida, para celebrar nossa existência e resistência, e para reforçar a luta pelos nossos direitos. Convidamos nossa categoria a prestigiar cada evento, para celebrar com dignidade as nossas vidas. Sigamos!