Ainda em visita às escolas, no dia 31 de maio, a diretoria do Sindeducação esteve na UEB Desembargador Thales Ribeiro Gonçalves. Localizada no bairro do São Cristóvão, a unidade é mais uma que precisa de socorro urgentemente. O local está totalmente insalubre para a convivência de professores (as), estudantes e demais profissionais da educação.
A escola não suporta mais atender a grande demanda de alunos (as) da região e hoje as salas funcionam com divisórias de ferro, entre os exemplos, em apenas uma sala a UEB Desembargador Thales Ribeiro Gonçalves comporta crianças de creche e mais 2 turmas da Educação Infantil. As salas ficam como se fossem uma espécie de gabinetes, apenas com divisórias.
Tudo na UEB virou um grande improviso, não há espaço suficiente para o bebedouro, que fica muito próximo ao banheiro. No banheiro são guardados os brinquedos para as atividades das crianças, bem como os materiais de limpeza – totalmente expostos. Quando chove, a escola sofre com muitas goteiras e baldes e panelas são colocados em cima dos armários para conter os danos causados pela água. Os forros estão tomados de mofo e ácaros.
Não há nem espaço para servir as refeições das crianças, que acabam merendando nas próprias carteiras. Outro problema são os quadros antigos, impossível para os (as) professores (as) lecionarem. Para as aulas estão sendo usadas cartolinas, pois não há mais como escrever. A área externa da unidade virou um caos, está tonada por matagal e professores (as) relatam que algumas pessoas do bairro entram nessa área para defecar.
Durante a visita da diretoria do Sindeducação, em vários momentos houve oscilação de energia na unidade, a escola não tem ar-condicionado e toda a comunidade escolar sofre com as altas temperaturas.