SINDEDUCAÇÃO – NOTA | Jornada Pedagógica 2025: para além do início do calendário letivo, construamos um momento fundamental na Educação Pública Municipal

Esta semana a Prefeitura de São Luís realizou, através da Semed, o maior evento formativo da rede pública municipal de ensino, reunindo milhares de professores e professoras, nos dias 20 e 21/1/2025, no Multicenter Sebrae, para a Jornada Pedagógica 2025, que prosseguiu após esses dois dias nas escolas da rede. A Jornada Pedagógica demarca também o início do calendário letivo.

Este ano a Jornada teve como tema “Acolher, ensinar, transformar: uma jornada pela equidade na Educação”, tema muito necessário em tempos tão difíceis para a equidade e para a diversidade em todas as suas formas.

Entretanto, desde o cadastramento para acesso às instalações do Multicenter Sebrae faltou o acolhimento aos professores e professoras, que tiveram de enfrentar uma fila quilométrica, ao sol, para se cadastrarem. Por sorte não choveu esses dois dias em São Luís, onde vem caindo grandes temporais. Em pleno 2025, faltou utilizar a tecnologia, por exemplo, para facilitar a vida dos (as) professores (as) da rede.

 

A IMPORTÂNCIA DA JORNADA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO FORMATIVO COLETIVO

Como profissionais da Educação, devemos sempre ter a consciência de que momentos como a Jornada são essenciais para nossa formação. Assim ela deve ser reconhecida pela nossa categoria e também por quem a propõe e organiza.

Se, por um lado, a Jornada Pedagógica demarca o início de nossos trabalhos nas escolas junto aos alunos (as) e a comunidade em geral, certo é, também, que ela pode ir além enquanto espaço formativo.

Reconhecemos a importância de realização desta formação. Por outro lado, fica a ausência de trabalharmos nossas especificidades.  Por que não, além das palestras, a instituição de Grupos de Trabalho na Jornada, que possam tratar, de forma pormenorizada, nossos dilemas, e também as soluções que construímos no nosso cotidiano, para partilharmos coletivamente, por exemplo?

Além de imprimir a aproximação da Jornada Pedagógica com a realidade da nossa rede, avançar para etapas assim daria ao próprio evento uma identidade com “a cara” de quem constrói, no dia a dia, a Educação Pública de São Luís, valorizando nossos profissionais.

A Jornada Pedagógica é importante e imprescindível, e pode ser aprimorada. É possível construirmos, juntos e juntas, um grande evento não apenas em número de participantes, mas também em qualidade e relevância, que tenha fortalecida sua importância para a cidade e, em especial, para a nossa rede e para quem a compõe.

Cremos ser possível, sim, avançar no acolhimento (que faltou em estrutura), bem como fazer da nossa Jornada um espaço real de transformação que impacte a realidade de professores e professoras, bem como de nossos (as) alunos (as) e suas famílias, e de nossa cidade em última instância.

EM TEMPO: Saudamos e acompanharemos o cumprimento do compromisso anunciado durante a Jornada Pedagógica, de construção de um Centro de Formação para nossa rede que esteja à altura dos nossos desafios nesta área, e que esteja à altura, também, de nossa categoria. Esta é mais uma reivindicação histórica do sindicato e de sua base, e ficaremos satisfeitos (as) em vê-la realizada.

 

São Luís, 23 de janeiro de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.