Após uma série de cobranças das entidades e centrais sindicais e de toda a categoria de professores (as), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou em suas redes sociais, na noite de ontem, 16 de janeiro de 2023, a assinatura da portaria que homologa o novo piso para profissionais do magistério em 2023. O reajuste é de 14,95%, passando o valor de 3.845,63 para R$ 4.420,55.
A assinatura atende ao critério estabelecido pela legislação vigente para o cálculo do valor do piso do magistério. O aumento depende do percentual de crescimento do Valor Aluno Ano do Ensino Fundamental Urbano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de dois anos anteriores. O ministro disse no anuncio que a valorização dos profissionais da educação é fator determinante para o crescimento do nosso país.
Desde a criação do Piso Nacional do Magistério, no ano de 2008, período do segundo mandato do presidente Lula, o salário dos professores vem aumentando, mas ainda é bem menos valorizado, se comparado à média geral dos docentes e demais profissionais com Nível Superior.
Um dos entraves para maior valorização, como bem sabem os professores da rede pública municipal de São Luís, é a recusa dos prefeitos e governadores do cumprimento da Lei. Em 2022, o prefeito Eduardo Braide enviou um Projeto de Lei para Câmara Municipal aplicando o reajuste de 33,24% somente para professores do Nível Médio. Os profissionais de Nível Superior só conquistaram aumento salarial, de 10,06%, após uma greve de quase 20 dias liderada pela categoria de professores e pelo sindicato.
Este ano, no que depender do sindicato e da união de todos (os) os professores, a luta vai ser mais forte ainda, pois não vamos aceitar mais um achatamento da carreira. Queremos e merecemos mais!
O Sindeducação reforça à categoria que já começou a mobilização da sua Campanha Salarial de 2023 e vai realizar assembleia no dia 4 de fevereiro para discussão da Pauta de Reivindicações de 2023 e eleição da Mesa de Negociação.
Não temos dúvidas de que serão necessárias muita luta e unidade da categoria para conseguirmos a aplicação do reajuste do Piso em todos os níveis da carreira, além, é claro, da garantia das outras pautas, como a formação continuada e a melhoria das condições de trabalho
Assim, já na próxima terça-feira, 24 de janeiro, estaremos nas ruas com uma pauta que é de TODA A CATEGORIA, o pagamento dos Precatórios do Fundef mostrando para o Prefeito que estamos dispostos à lutar pelos nossos direitos. E já vai ser também um ‘esquenta’ para nossa Campanha Salarial, pois isso, é importante que TODA A CATEGORIA participe dessa mobilização.
Categoria mobilizada e unida é sinônimo de vitória!!!