Sindeducação cobra resposta da Prefeitura de São Luís sobre reajuste salarial em 2023 para os (as) professores (as)

 

A Prefeitura de São Luís bem que poderia seguir o exemplo de outras cidades do Maranhão, como Pirapemas, Caxias, Codó, Timbiras, Amarante, Itapecuru, Aldeias Altas e Lago da Pedra, e anunciar aos profissionais do magistério da rede pública de ensino o reajuste anual do piso previsto para 2023, que é de 14,95%, ou seja, R$ 4.420,36, inclusive muitos gestores irão dar o percentual de 16%. A Administração Municipal da nossa capital tem toda condição, além de orçamento muito maior, para projetar a implementação do piso, bem como sua vinculação nos planos de carreira dos servidores.

Apesar de haver uma “tradição” de o Ministério da Educação (MEC) fazer o anúncio formal do valor vigente a cada ano, o Sindeducação entende que o prefeito não precisa esperar para cumprir a Lei do Piso (Lei nº 11.738/2008) uma vez que ela é autoaplicável. Com certeza, a categoria está esperando o anúncio de cumprimento da Lei reajustando o percentual estabelecido para este ano para TODOS os profissionais, sejam eles de Nível Médio, Superior ou os Aposentados com paridade.

É bom lembrar que na greve do ano passado, quando o Sindeducação levou às ruas mais de 3 mil professores exigindo valorização das nossas carreiras, melhores condições de trabalho e o fim de escolas insalubres para os filhos dos (as) trabalhadores (as) da capital maranhense, o prefeito Eduardo Braide poderia ter evitado muito desgaste, mas preferiu manter uma mesa de negociação por três meses, sem apresentar proposta concreta. Mostrando-se um gestor autoritário, sobretudo quando ameaçou a categoria de corte de ponto pelos dias de greve, investiu milhões em propagandas na TV na tentativa de desqualificar o movimento paredista para a sociedade e recorreu ao Tribunal de Justiça na tentativa de aplicar multa ao sindicato, entre outras ações.

 

De qualquer modo, o Sindeducação já começou a mobilização da sua Campanha Salarial de 2023 e deve discutir em assembleia o percentual de reajuste, que seja aplicado em todos os níveis da carreira. Além do reajuste, outra pauta prioritária são os PRECATÓRIOS DO FUNDEF, até o momento o prefeito não enviou Projeto de Lei para Câmara com as definições sobre o pagamento aos professores que têm direito.  Além disso, a formação continuada e a melhoria das condições de trabalho são pontos importantes para negociação em 2023. Seguimos acompanhando as reformas das escolas que não passaram por nenhuma intervenção em 2022.

 

Estamos prontos para deflagrar nossa Campanha Salarial rumo ao reajuste para TODA categoria!

Veja o anúncio das Prefeituras de outras cidades do Maranhão confirmando o pagamento do reajuste do piso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.