PROTESTO | Comunidade da Chácara Brasil cobra entrega de creche municipal abandonada pela gestão Edivaldo Holanda Júnior

O Sindeducação participou na manhã desta quarta-feira (16), de uma reunião realizada por pais de alunos da Rede Pública Municipal de São Luís, na frente da Creche Escolar localizada na Chácara Brasil. A Prefeitura de São Luís já investiu 1,7 milhão de reais na construção dessa creche, que foi finalizada no ano passado, mas não consegue inaugurar o local, segundo o sindicato, por má gestão administrativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A creche conta com 10 salas de aula, sala de multiuso, fraldário, cozinha, pátio coberto, sala para amamentação (lactaria), área livre com parquinho e jardim; secretaria, sala de professores e direção, além de seis banheiros, sendo três masculinos e três femininos. O local que deveria beneficiar cerca de 200 crianças, de 2 a 5 anos, em tempo integral, está abandonado há mais de um ano, fato que causou a revolta dos pais e a eclosão desse encontro.

O Sindeducação se solidarizou com os pais das crianças, ouviu as reivindicações e orientou a comunidade a buscar o cumprimento dos seus direitos junto aos órgãos fiscalizadores do Município. “O que os pais passam não só aqui na Chácara Brasil, mas em toda a grande São Luís, são momentos de angústia e aflição por não terem um lugar seguro para deixar seus filhos ao saírem para trabalhar. Por isso, afirmo que a sociedade está sendo privada de um direito constitucional, que não está sendo cumprido pelos gestores da Prefeitura”, ressaltou a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco.

A sindicalista também lembrou aos pais, que o Sindeducação como entidade representativa dos educadores da Capital e defensor dos direitos constitucionais da Educação Pública, acompanha desde 2013 o descaso do prefeito com as creches e escolas. “Já encaminhamos relatório contendo imagens, vídeos e documentos para o Ministério Público Federal, e ingressamos como terceiro interessado em Ação Civil Pública que tramita na Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Capital, que pede a condenação do Município de São Luís pelos descasos cometidos, e aguardamos, também, esse julgamento pelo Poder Judiciário do Maranhão”, finalizou a dirigente sindical.

 

Para Geiza, mãe de uma criança, o abandono do Município tem sido motivo de revolta na comunidade, já que estão deixando de trabalhar por não ter onde deixar os filhos. “Queremos que o prefeito cumpra a sua promessa de campanha e entregue a nossa creche que está pronta desde 2018”.

 

VERBA – Foram destinados recursos por meio do Programa Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na ordem de R$ 35.000.000,00 (trinta e cinco milhões de reais) para a construção de 25 creches, 13 Escolas de Ensino Fundamental e ainda a construção e cobertura de quadras poliesportivas em escolas.

A construção de creches e escolas são financiadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, com o atraso e abandono das obras pela Prefeitura de São Luís, quase 4 mil crianças podem ficar fora da sala de aula, prejudicando o ensino aprendizagem desses pequenos cidadãos, em uma das fases mais importante do processo estudantil dessas crianças.

 

 

 

1 comentário

  • Angela disse:

    Eu me questiono pq essa creche não foi implantada na área da vila Luizão Divinésia sol e mar pois onde ela está localizada é considerada uma área nobre. E ficou distante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.