Com o tema “Estado Democrático de Direito e Defesa da Educação Pública, Laica, Inclusiva, com Equidade e Qualidade Social” acontece até amanhã, 1º de junho, a Conferência Intermunicipal de Educação – Região Metropolitana UREs São Luís e Rosário.
A conferência é realizada via plataforma Google Meet e o Sindeducação é representado por sua presidente, a professora Sheila Bordalo, que está como convidada. A secretária de Assuntos Educacionais do Sindeducação, Rosiane Veloso participa representando o município de São José de Ribamar. O evento virtual é coordenado pela Professora Me. Maria do Perpetuo Socorro Carneiro.
Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o Fórum Estadual de Educação é quem promove o total de 14 Conferências Intermunicipais Livres de Educação, que têm por objetivo mobilizar a sociedade maranhense em um amplo debate que contribua para a construção da Política Nacional de Educação.
As conferências têm participação de movimentos sociais, pais, estudantes, profissionais e entidades que atuam na área de educação, de forma representativa, por meio de delegados eleitos ou indicados. De cada uma delas sairão propostas que serão encaminhadas para debate e aprovação na Conferência Maranhense de Educação (Comae–2022), que acontecerá em julho deste ano, sob a coordenação geral do Fórum Estadual de Educação (FEE/MA).
O Sindeducação, em seu segundo dia de participação na conferência, ressalta a importância do evento, mas destaca que ainda existe um desafio muito maior para se alcançar êxito nas metas estabelecidas nos Planos Municipal, Estadual e Nacional, de forma estratégica, qualificada e que reflitam as reais necessidades educacionais. Há que se levar em conta a possibilidade de ampliação da participação dos profissionais que atuam diretamente nas unidades escolares e a propocionalidade dos professores, que deve ser mais ampla. Na Conferência Intermunicipal de Educação – Região Metropolitana UREs São Luís e Rosário, por exemplo, observa-se apenas a presença de 3 professores delegados pela rede pública municipal.
Vale lembrar que neste ano, a Comae traz o tema: “Estado Democrático de Direito e defesa da Educação Pública, Laica, Inclusiva, com Equidade e Qualidade Social” e que, por sua vez, ela é preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Educação (Conae–2022), que será realizada em novembro de 2022, sob coordenação do Fórum Nacional de Educação (FNE). A Conae terá como eixo principal o tema: “Equidade, Qualidade e Inclusão: Compromisso com a educação”.