Acompanhe os últimos acontecimentos desta entidade!

 

A gestão “Da Unidade Vai Nascer a Novidade” (2020-2024), que assumiu a direção do Sindeducação no último dia 1º de dezembro, está em intenso ritmo de trabalho.

Precisamos, mais do que nunca, de unidade para seguir em frente, pois fomos eleitos com um programa que defende a maior participação das (os) professoras (es) lotadas (os) em escola e aposentadas (os) e maior transparência nas decisões políticas e na gestão das finanças do sindicato. Nossa gestão propõe funcionar como diretoria colegiada, em que os 13 membros que compõem a direção debatem coletivamente e executam a política aprovada nos espaços de deliberação da categoria, como assembleias e plenárias de base.

O Sindeducação está mudando para melhor!  Em respeito aos nossos (as) filiados (as) e para que toda a categoria possa se inteirar dos esforços que temos empreendido na defesa dos seus interesses, acompanhe os últimos acontecimentos desta entidade.

ELEIÇÕES SINDICAIS 2020

Como é de conhecimento de todos, no dia 24 de novembro, foram realizadas as Eleições para a Nova Diretoria e Conselho Fiscal do Sindeducação para o Quadriênio 2020/2024. Todo o pleito transcorreu de forma tranquila e lícita, sem que houvesse nenhuma ocorrência registrada em Ata.

A Chapa 2 “Da Unidade vai nascer a novidade” obteve 482 votos expressados pelo desejo de mudança da categoria, mas, para a surpresa de todos, fomos informados  pela Comissão Eleitoral sobre recurso impetrado pela Chapa 1, na pessoa da candidata Nathália Karoline, três dias depois da eleição. No entanto, a chapa legitimamente eleita só tomou conhecimento desse recurso horas antes da solenidade de posse, no dia 1º de dezembro.

Já no dia 08 de dezembro, à noite, a Comissão Eleitoral convocou as professoras Regina Sheila Bordalo e a professora Talita Everton (representante da chapa eleita na Comissão Eleitoral) para reunião que acontecerá hoje, 10/12, às 14h30min, com objetivo de analisar o recurso. Importante observar que já findaram todos os prazos recursais previstos no estatuto, tornando qualquer decisão da Comissão Eleitoral totalmente sem legitimidade, pois, segundo o Estatuto do Sindeducação, ela perde todo direito de julgar qualquer recurso, pois se dissolve após a posse da chapa eleita.

Portanto, professores (as), nós, da gestão “Da Unidade vai nascer a novidade” neste momento, declaramos nosso repúdio às atitudes da Comissão Eleitoral contra o Estatuto e ao que está sendo conduzido contra a decisão da maioria dos professores sindicalizados. Precisamos que você, professor (a), que depositou sua esperança na Chapa 2, fortaleça essa luta! O nosso trabalho segue firme, pois quem acreditou e elegeu esta Diretoria não poderia esperar outra coisa, senão: COMPROMISSO.

ORGANIZANDO A CASA

Nestes dez primeiros dias de gestão,  temos nos dedicado, cotidianamente, no sentido de resolver as questões políticas da categoria e realizar um levantamento das demandas administrativas, financeiras e jurídicas do sindicato. Tivemos apenas uma reunião de transição com a antiga gestão, então estamos planejando, organizando e executando as tarefas de trabalho sindical, pois contamos com apenas uma funcionária com função de serviços gerais, um motorista (cumprindo aviso prévio) e uma recepcionista (também cumprindo aviso prévio). A servidora que desempenhava funções administrativas pediu demissão antes da posse da nova diretoria e não participou da reunião de transição, o que tem dificultado bastante a organização administrativa da entidade.

Somado a isso, recebemos o prédio do Sindeducação com uma obra para vistoriar, acompanhar e realizar os pagamentos dos serviços e fornecedores, além das contas que temos que honrar mensalmente. O que não seria um problema, caso não tivéssemos recebido um caixa que não cobre nem 10% dessas dívidas e a receita prevista para dezembro já está toda comprometida. Temos priorizado seguir com os trâmites administrativos e legais, além de conversar com funcionários, prestadores de serviço e fornecedores, no sentido de garantir o funcionamento da entidade e honrar com os compromissos financeiros.

LUTA PELOS DIREITOS CONTINUA

Mesmo com muita dificuldade, estamos assumindo as responsabilidades e lutando pelos direitos da categoria. Já fizemos o procedimento para registro da Ata de Posse no Cartório, realizamos duas reuniões da direção e elaboramos planos de trabalho para os primeiros 60 dias e montamos equipes para dar conta das tarefas deixadas pendentes pela gestão anterior. Como a luta pelos direitos dos (as) professores (as) não pode parar, seguimos com as principais demandas:

Abono Salarial 2020 –

O Sindicato acionou a Semed administrativamente, cobrando o pagamento do abono salarial 2020 aos professores que estavam em efetivo exercício no ano letivo de 2019 e não receberam. Como a prefeitura não realizou os pagamentos devidos, os professores podem requerer os valores devidos por meio de ação judicial, por isso é necessária a entrega novamente dos documentos pessoais dos filiados à Assessoria Jurídica do sindicato.

Ampliação de Jornada para quem tem dois vínculos na rede –

Realizamos, no último dia 07, uma reunião com a Coapem e Assessoria Jurídica da Semed para tratar de Edital de Ampliação para os professores e professoras que têm duas matrículas na rede pública municipal. Essa ampliação da jornada de trabalho, para 30 (trinta) ou 40 (quarenta) horas, será em caráter definitivo, mediante a exoneração de um dos vínculos. Estamos analisando a proposta de Edital juntamente com a categoria, inclusive já realizamos reunião com filiados que estão em situação de acúmulo para tratar do assunto.

Reajuste, Direitos Estatutários e Campanha Salarial 2020 e 2021 –

Estamos pleiteando reunião com a Semed para discutir o pagamento do reajuste 2020, bem como retroativos, o pagamento de todos os direitos estatutários e o pagamento do abono salarial 2020, para os professores que até agora não receberam. Estamos também solicitando reunião com Equipe de transição do prefeito eleito, Eduardo Braide, visando a abrir espaço para discussão sobre as questões referentes às aulas remotas, aos calendários letivos de 2020/2021 e Campanha Salarial 2021.

Nosso compromisso é com os professores e professoras da rede pública municipal de São Luís, e nossa primeira assembleia será para discutir estas demandas, por isso seguiremos incansáveis na luta por nossos direitos. Pouco a pouco vamos construir novos caminhos para o Sindeducação baseados na democracia sindical, no respeito às decisões coletivas e na luta por uma educação pública de qualidade. Queremos que a categoria esteja sempre presente opinando, decidindo, criticando, cobrando e unindo forças no sindicato.

Vem com a gente, com unidade vamos trazer muitas novidades para a categoria de professores e professoras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.