Sindeducação dá continuidade aos trabalhos de visitas às escolas da rede municipal de São Luís

Sem título

Em mais uma visita às escolas do município de São Luís, na manhã desta sexta-feira, 16 de junho, o Sindeducação – gestão Resistir, Lutar e Avançar nas Conquistas, constatou o cenário de abandono.

Na UEB Lindalva Teotônia Nunes, ensino fundamental, a situação é alarmante. As salas de aulas não têm ventiladores e lâmpadas; o teto está comprometido e tem várias goteiras; os banheiros não tem pia para lavar as mãos.  Uma situação perigosa expõe a vida dos jovens estudantes como fiações elétricas soltas nas paredes das salas. A infraestrutura da escola é totalmente precária.

IMG_4840-1024x683

IMG_4808-1024x683

Veja mais fotos da UEB Lindalva Teotônia Nunes

Na ocasião, os diretores do Sindeducação conversaram com os professores da unidade de ensino, que expuseram suas angustias diante da falta de condições de trabalho. Durante a reunião foi realizado o processo de eleição do projeto delegado nas escolas.

Na UI Rosa Mochel Martins (municipalizada), a estrutura do prédio está sendo afetada por uma infestação de cupins. Em todas as dependências é possível observar a ação dos cupinzeiros, que já devastaram janelas e danificaram a madeira do telhado. Também foi verificado que o teto do banheiro masculino desabou e até o momento a equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) não foi vistoriar. A unidade de ensino também está sendo invadida pelo matagal que se formou nos arredores. Em uma das salas houve um curto nas instalações elétricas que provocou um incêndio e queimou uma parte do teto e um ventilador.

IMG_4759-1024x683

IMG_4755-1024x683

IMG_4775-1024x683

Veja mais fotos da UI Rosa Mochel Martins (municipalizada)

O sucateamento da rede de ensino público municipal de São luís é promovido pela ineficácia e omissão da atual gestão, que segue no segundo mandato e já provou que investimento na educação dos jovens e crianças ludovicenses não é prioridade política. O efeito dessa má administração tem envolvido o sistema educacional em um colapso generalizado de forma que não dá mais para aceitar tanto descaso com o futuro dos alunos, assim como o desrespeito com a categoria de professores.

Diante da desastrosa administração pública do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o Sindeducação vem lutando para mudar a atual conjuntura da rede de ensino municipal, várias denúncias já foram representadas junto ao Ministério Público Estadual e também Federal, assim como à Câmara Municipal, onde foi solicitado a instauração de uma CPI dos recursos da educação, tendo em vista que o município recebe verbas, mas não há transparência na aplicação das mesmas.

“O Sindeducação continuará denunciando e cobrando investimento em políticas educacionais que fomentem ações efetivas para a educação pública. Educação de qualidade é um direito dos cidadãos e dever do governo municipal”, declarou a professora Gleise Sales, secretária de Assuntos Educacionais.

O secretário geral, professor Giorgio Lira, retratou a situação da UI Rosa Mochel Martins. Veja.

 

 

2 Comentários

  • Rafaela disse:

    Engraçado o sindeducação não visita nenhuma escola que foi reformada ou construída. Esses ataques ao prefeito que não entendo.

    • Sindeducação disse:

      As “reformas” da prefeitura de São Luís, pois é notório e os próprios professores, que estão nas escolas, denunciam a péssima qualidade dos serviços. O Sindeducação não ataca, denuncia e cobra melhorias no sistema educacional de São Luís. Edivaldo Holanda Júnior segue em seu segundo mandato e não fez nada para recuperar as escolas, por isso, atualmente, tetos estão desabando. A entidade sindical permanecerá vigilante e denunciando a situação calamitosa da rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.