Mais uma vitória! Presidente do Sindeducação participa da primeira reunião da Comissão de Gestão Escolar

18010459_1455897824456958_4882926365850424868_n

“Mais uma conquista para a categoria de professores”, destacou a professora, Elisabeth Castelo Branco, ao participar da primeira reunião da Comissão de Gestão para eleição de diretores, que ocorreu na manhã da última quinta-feira, 21 de abril, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A implantação de um projeto de Gestão Democrática é uma pauta permanente de reivindicação da categoria, que tem sido defendida, de forma incisiva ao longo dos últimos anos, pelo Sindeducação.

18010158_1455897774456963_3606718979697781533_n

A defesa pela implantação do projeto de Eleição direta para gestor vem sendo uma luta intensa do Sindeducação, desde 2013, e uma reivindicação contínua da categoria. Para a professora Elizabeth, a medida – se implantada – será uma conquista para a educação, pois instituirá um perfil administrativo e pedagógico nas diretorias, abrangendo conhecimento no desenvolvimento do processo pedagógico.

Durante a reunião a dirigente sindical ponderou quesitos que tratam da remuneração dos educadores que assumem o cargo de Diretor, recebendo uma gratificação de 30% sobre o salário. A educadora considera o percentual insatisfatório, em face das grandes obrigações e responsabilidades dadas em turno integral.  “É preciso investir, injetar um percentual acima de 30%, para que possamos – primeiro – valorizar os profissionais – e em seguida, despertar neste o interesse pelo cargo de gestão escolar”, defendeu.

Nesta primeira reunião foram debatidas as formas que serão conduzidas, implementadas e acompanhadas todo o processo democrático de escolha para a função de gestor escolar. Durante o encontro também foi definido o cronograma de atividades, estabelecendo as datas e os horários para o desenvolvimento dos trabalhos.

“Hoje se dá mais um passo para a melhoria dos profissionais do magistério na Rede Municipal. Seguiremos firmes na luta para conquistar resultados positivos na Mesa de Negociação”, frisou Elisabeth.

A Eleição Direta para Gestor de escola é estabelecida pelos os artigos: 22 do Plano Nacional de Educação (PNE) e 19 do Plano Municipal de Educação (PME).

COMPOSIÇÃO – Conforme organização da Comissão, a professora Elisabeth atuará como titular, e a professora Nezimar como suplente. Ambas foram eleitas em uma Assembleia Geral da categoria realizada em 2015. A professora Nezimar justificou sua ausência, em virtude de uma outra reunião a qual estava participando. Na próxima reunião, marcada para o dia 26, a Comissão vai discutir os critérios para elaboração do processo democrático da escolha para as funções de gestores escolares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *