Em sua conta nas redes sociais, o prefeito de São Luís anunciou, na última segunda-feira, 11/08/2025, que, a partir daquela data, estava aberto o prazo para requerimento da terceira parcela relativa ao Abono Fundef devida aos professores e professoras da Rede.
O prazo para inserção dos dados no sistema requerendo o pagamento vai até o dia 10 de setembro. Os documentos serão analisados pela Semed até 19 de setembro, e os professores e professoras poderão consultar a prévia do pagamento a partir de 4 de outubro. Segundo esse cronograma, o pagamento está previsto para 15 de outubro.
De acordo com o anúncio, estão destinados 151 milhões nessa terceira parcela do acordo feito entre a União e o Município, sendo que 60% desse recurso será destinado à categoria. O Sindeducação vai acompanhar tanto o pagamento devido, defendendo sempre que seja efetuado de acordo com as deliberações dos professores e professoras em sua Assembleia, quanto a destinação correta dos 40% previstos para o investimento na rede.
Em sua conta também no Instagram, o Sindeducação traz orientações para preenchimento dos requerimentos, de acordo com as informações repassadas pela Prefeitura, no sentido de auxiliar nossa categoria na inserção dos dados que assegurem seus direitos ao pagamento do abono, lembrando ainda os prazos a serem observados.
Ao final, trazemos os contatos oficiais que devem ser acionados pelos professores e professoras, tanto em relação ao preenchimento dos dados, quanto a informações específicas sobre o Abono junto a Semed.
Com isso, esperamos contribuir com o preenchimento das informações, lembrando ainda que devem ser tomadas, pelo sindicato, providências judiciais ao fim do pagamento da terceira parcela, a fim de resguardar os direitos dos professores e professoras de acordo com as deliberações coletivas tomadas em nossos fóruns.
Salve essa publicação para consulta durante a inserção de seus dados, e não deixe para enviar as informações pelo Sistema na última hora! Acesse esse material clicando AQUI.
Lembrando que quem recebeu parcelas anteriores e está com dados atualizados não precisa requerer novamente.