A diretoria do Sindeducação foi recebida na tarde desta quinta feira, 02 de fevereiro, pelo secretário municipal de Educação, professor Raimundo Moacir Mendes Feitosa para iniciar o diálogo sobre a Campanha Salarial de 2017.
Desde a Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 13 de janeiro, a diretoria do Sindeducação vinha cobrando o início da mesa de negociação. Foram vários ofícios e visitas à Semed requerendo a implantação da mesa, visto que o decreto municipal LEI nº 5.877 de 20 de agosto de 2014 alterou a data base da categoria para o mês de janeiro.
Nessa primeira reunião o secretário de Educação não apresentou nenhum elemento de apreciação das reivindicações da categoria. “O secretário não apresentou nenhuma argumentação sobre as nossas solicitações, mais uma vez o governo municipal trata os professores com desrespeito, visto que a Prefeitura de São Luís nem sequer analisou as reivindicações da categoria e só a partir de hoje vai estudar a nossa pauta de reivindicação, mesmo já tendo sido protocolada desde o dia 17 de janeiro”, pontuou a professora Josidete Barbosa, vice presidente do Sindeducação.
Composta por oito itens que foram deliberados em Assembleia Geral, ainda no mês de janeiro, a pauta de reivindicação traz para a discussão o reajuste salarial de 7,64%, mais o parcelamento das perdas salariais de 2012 à 2016, perdas essas que somam 16,7%, em quatro parcelas de 4,17% até 2020, com pedido ainda de gratificação de incentivo à docência de R$ 400,00, além do pagamento dos direitos estatutários 2016 e ainda questões funcionais, educacionais, valorização e formação do professor, gestão democrática entre outros pontos.
Durante a reunião, a diretoria do Sindicato cobrou o pagamento da titulação de 242 professores que a Prefeitura de São Luís noticiou já ter pago nos meses de janeiro e fevereiro.
“Queremos que a Semed retrate esse equívoco e divulgue a notícia realmente quando o fato acontecer. Todos os dias são dezenas de ligações de professores para o sindicato pedindo explicação sobre essa titulação que na verdade ainda não saiu, mas que a reportagem dá como certa, queremos uma retratação urgente, disse o secretário geral do Sindeducação Giogio Lira.
Uma nova reunião para tratar sobre a Campanha Salarial de 2017 ficou agendada para o dia 08 de março, às nove horas da manhã, na Semed. O Sindicato já publicou edital de convocação para dia 10 de março onde vai informar e deliberar com a categoria sobre as discussões que estão acontecendo em relação a Campanha Salarial de 2017.