SINDEDUCAÇÃO NOTA DE PESAR | Com Anacleta, a memória e a história de um Maranhão resistente! Anacleta presente!

SINDEDUCAÇÃO NOTA DE PESAR | Com Anacleta, a memória e a história de um Maranhão resistente!

Anacleta semente! Anacleta presente! 

Ancestralizou-se, ainda nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 17 de setembro de 2024, ANACLETA PIRES, liderança quilombola do Território Sagrado de Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru/Maranhão – ainda que esta breve descrição não baste para contar e dimensionar a importância de Dona Anacleta para nossas vidas.

Anacleta Pires é daquelas mulheres que demonstram com a própria vida que é possível lutar e vencer as grandes injustiças da humanidade.

Como sua irmã de luta pelos seus territórios, dona Máxima, que nos deixou no final do ano passado, Anacleta também lutou toda sua vida contra o Dragão de Ferro propagandeado por um desenvolvimento que não desenvolve, por um progresso que não traz melhora de vida para a maioria, mas que saqueia e dizima territórios, meio ambiente, vida.

Se Máxima conseguiu resistir à implantação de um polo siderúrgico que acabaria com a zona rural de São Luís, Anacleta defendeu Santa Rosa dos Pretos com a própria vida contra a duplicação da BR 135 que pretende passar por cima do território e do que ele representa.

Também lutou com destemor contra a mineração, ocupando não apenas uma ou duas vezes os trilhos da Estrada de Ferro Carajás, barrando o quilométrico trem da Vale, que leva o minério e deixa atrás de si pobreza e devastação.

Que nossa luta em defesa da educação emancipatória nos dê horizonte para lutas coletivas como as destas mulheres, e que através do nosso trabalho possamos estimular e ver surgir, brotando como suas sementes, Anacletas no Território Sagrado do Maranhão, dispostas a defender seu povo, sua história, sua memória.

A todos e todas suas e seus companheiros de luta, o mais fraterno abraço do Sindeducação, de sua base, sua diretoria e funcionários nesta hora. Sigamos juntos e juntas. Contra o “desenvolvimento” que destrói e mata, não esqueceremos sua história e honraremos sua memória!

Anacleta, presente!

São Luís, 17 de setembro de 2024

A Diretoria do Sindeducação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.