SINDEDUCAÇÃO – APOIO AOS (ÀS) PROFESSORES (AS) PERSEGUIDOS (AS) NO RIO DE JANEIRO

O Sindeducação vem prestar solidariedade ao professor João Paulo Cabrera, da rede estadual do Rio de Janeiro, demitido após mais uma sindicância, como as que vêm sendo utilizadas como perseguição a professores (as) naquela rede, como aponta o relatório VIOLÊNCIAS CONTRA EDUCADORES (AS) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: SINDICÂNCIAS COMO FORMA DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA, elaborado por entidades como o Sepe, sindicato da categoria, e pelo Observatório Nacional de Violência contra Educadores.

 

Além da demissão de Cabrera, a sindicância afastou outros 3 professores, entre eles a professora Andrea Cassa, que, tal como Cabrera, é voz firme da defesa da educação contra diversos ataques.

 

A todos os profissionais, nossa solidariedade.

 

A Sindicância que culminou na demissão e afastamentos diz basear-se em questões administrativas. Não é o que a atuação dos envolvidos contra os desmandos atesta, inclusive com indícios de cerceamento do direito de defesa e contraditório. E segundo aponta também o relatório citado, que revela conduta por parte da Secretaria Estadual de Educação do RJ de uso exacerbado desse mecanismo para perseguição: entre 2020 e 2024, foram abertas 1.320 sindicâncias contra profissionais de educação, mostra o relatório, que contou inclusive com participação do professor Cabrera na elaboração.

 

É inadmissível que conservadores que controlam o Rio de Janeiro, que se escondem, como é sabido, atrás do discurso da liberdade de expressão para atentar contra a Nação, persigam quem realmente faz uso desse direito para defender a Educação contra esses mesmos algozes.

 

Nós nos juntamos aos nossos pares, e a todos e todas que estão nas lutas em defesa da democracia, da real liberdade de expressão, da liberdade de ensinar e aprender. Nos unimos às denúncias às perseguições sofridas, e contra a censura e as ameaças.

 

Seguiremos na defesa de nossa classe e de nossa categoria, como voz que apoia estas lutas e estes (as) lutadores (as), aqui e além.

 

São Luís, 18 de agosto de 2025.

A Diretoria do Sindeducação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.