Professores debatem violência no espaço escolar na Semana de Paralisação

violência no espaço escolar

Com o tema “Violência e sua Influência no Espaço Escolar” o Sindeducação deu início ao ciclo de atividades da Semana de Paralisação Nacional em Defesa da Educação Pública, na tarde da terça feira, 15 de março, no auditório da entidade.

A mesa de debate foi composta pelo coronel Getúlio da Silva Pereira, superintendente de área de Segurança Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), pelo Tenente Coronel Diniz Batista de Vasconcelos, comandante do Centro de Segurança Comunitária; pela Capitã Edhyelem Almeida Santos, coordenadora da Ronda Escolar; delegada Kazumi Tanaka, titular da Delegacia da Mulher; pelo coronel Ivaldo Barbosa, militar reformado da PM; e a psicóloga Lucilene Castro.

O debate envolveu temas relacionados à violência no espaço escolar onde abrangeu o alto índice de violência nas escolas e como diagnosticar essa problemática, no sentido de construir um novo espaço de ensino.

Assuntos como: atos que levam a violência; divulgação de vídeos de violência; motivo de conflito entre professores e alunos; participação dos pais e a violência; por que ocorre abuso sexual dentro da escola?; até que ponto a polícia pode entrar na escola, entre outros debatidos na ocasião.

Mediando os questionamentos a professora Elisabeth Castelo Branco, presidente do Sindeducação, e a professora Nathália Caroline dos Santos, da Comissão de Reformulação do Estatuto do Magistério e do PCCV.

Durante o debate as perguntas foram direcionadas ao coronel Getúlio da Silva, superintende de Área Escolar, que assumiu recentemente o cargo para supervisionar a segurança nos espaços escolares. “A violência realmente invadiu o espaço de aprendizagem, mas vamos tentar solucionar essas problemáticas que vem afligindo a comunidade educacional de São Luís”, respondeu o militar.

Todos da mesa iniciaram o debate explicando sobre seus referidos trabalhos desenvolvidos e como dinamizar o combate da violência nos espaços de ensino. Ao final foram iniciadas as perguntas onde os educadores debateram com os integrantes da mesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.