No final da tarde de quarta-feira (12), o prefeito Eduardo Braide utilizou suas redes sociais para informar que estava assinando o pagamento dos seguintes Direitos Estatutários: Progressões Verticais, Horizontais e por Estabilidade. De acordo com o gestor municipal mais de 2500 professores (as) da rede pública municipal serão contemplados e o pagamento será retroativo e virá na folha do mês de agosto.
Não é de hoje que o Sindeducação lamenta a postura da administração municipal de deixar para as redes sociais a confirmação de assuntos tão importantes para a categoria, é uma prática do prefeito Eduardo Braide e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) não responder aos questionamentos do nosso sindicato e nem da categoria dos ofícios e protocolos de documentação remetidos à pasta, inclusive para reuniões e abertura da Mesa de Negociação 2023. Muitas das nossas pautas são conquistadas quando utilizamos outros meios para pressionar a gestão a nos responder e, de fato, pagar o que é nosso por direito e que foi conquistado por muita luta pelos profissionais do magistério.
Nós seguimos acompanhando essa demanda, que é uma das mais esperadas pela categoria e cobrando sobretudo a do Difícil Acesso, que é devida aos profissionais que atuam em locais mais distantes e está atrasada há 3 anos, esse Direito Estatutário, lamentavelmente ainda não passou pela assinatura do nosso gestor, enquanto isso, os professores padecem custeando do próprio bolso para chegarem ao seu local de trabalho, quando o certo seria ter esse Difícil Acesso garantido em seus contracheques. Faltou também anunciar ou dar a previsão para o pagamento das Titulações.
O Sindeducação pleiteia junto à Prefeitura de São Luís para que a administração, em tempos de tantas tecnologias, adote um sistema automático para que os processos possam ser efetuados sem tanta burocracia e demora de “estudo de impacto financeiro”, que culminam, como é o caso do Difícil Acesso, em 3 anos de espera.
ACESSE O DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO PARA VER OS DECRETOS E A LISTA DOS NOMES DOS CONTEMPLADOS CLICANDO (AQUI)