NOTA | Governo quer congelar salário dos servidores públicos de todo o país

Aproveitando-se da emergência da saúde causada pelo novo coronavírus, Câmara de Deputados pode apreciar proposta ainda nesta terça-feira, 5. Os trabalhadores e sindicalistas de todo o país tem reunido esforços para retirar o congelamento do salário dos servidores da proposta, com aticulação junto aos Deputados Federais

 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP) conseguiu aprovação no último sábado (2), do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (PLP 39/2020), que prestará auxílio financeiro de R$ 125 bilhões a estados e municípios para combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) congelando salários e benefícios de servidores públicos por 18 meses, até 31 de dezembro de 2021. Concursos públicos também ficarão proibidos de serem realizados neste mesmo período. O PLP pode ser apreciado nesta terça-feira, 5, no Plenário da Câmara de Deputados.

O Sindeducação manifesta sua preocupação diante do polêmico PLP 39/2020, votado em pleno final de semana, para o sindicato não há dúvidas que crise causada pela pandemia é gravíssima, mas a distribuição dos custos dela não pode pesar sobre os trabalhadores, é preciso cautela em questões que envolvem o orçamento financeiro das famílias brasileiras.

Governo e o Congresso Nacional aproveitam-se da maior crise sanitária vivida no país e no mundo para, mais uma vez, atacar o funcionalismo público, que pagará um alto preço, trabalhadores de todo o país não merecem terem seus vencimentos atingidos, o impacto do suposto projeto voltado para atender a pandemia, consolidará a extensão de uma crise já vivida no país. E, enquanto os servidores públicos correm riscos de verem suas geladeiras esvaziadas diante dessa imposição que desrespeita as garantias sociais e trabalhistas, ao mesmo tempo o país libera mais de R$ 1,2 trilhão aos bancos – com a Proposta de Emenda Constitucional 10/2020, prevista para ser aprovada ainda nesta semana.

É fato que o momento atual exige empenho de todos, mas o Sindeducação, representando os trabalhadores em educação e unindo-se às outras categorias clama, juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e demais entidades representativas para que temas sensíveis como esse sejam tratados com responsabilidade, sabemos que existem inúmeras alternativas para financiar os custos com a pandemia, o país dispõe de mecanismos para o enfretamento da crise sem atacar os direitos dos servidores públicos. O momento exige prudência, pedimos aos Deputados Federais para que votem contra o PLP 39/2020.

A presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco, declara ser inadmissível no cenário atual que, mais uma vez, a renda da classe trabalhadora seja afetada, fazendo parte de cortes orçamentários. “Nós estamos apelando para que a tramitação de todos os projetos que afetam os servidores públicos sejam suspensos e/ ou retirados, pois os salários dos servidores públicos não podem ser moeda de troca para que os Estados e municípios recebam ajuda financeira nesse momento de pandemia da Covid-19. Pedimos aos maranhenses que acionem as redes sociais e e-mails dos deputados repudiando esse ataque aos trabalhadores”, convocou a presidente da entidade.

Abaixo a lista com as redes sociais dos Deputados Federais do Maranhão:

Aluísio Mendes:

E-mail: dep.aluisiomendes@camara.leg.br

Instagram: @aluisiomendesma

André Fufuca

E-mail: dep.andrefufuca@camara.leg.br

Instagram: andre_fufuca

Bira do Pindaré

E-mail: dep.biradopindare@camara.leg.br

Instagram: @biradopindare

Cléber Verde

E-mail: dep.cleberverde@camara.leg.br

Instagram: @cleberverde10

Edilázio Júnior

E-mail: dep.edilaziojunior@camara.leg.br

@edilaziojunior

Eduardo Braide

E-mail: dep.eduardobraide@camara.leg.br

Instagram: @eduardobraide

Gastão Vieira

Instagram: @gastaodvieira

E-mail: dep.gastaovieira@camara.leg.br

Gil Cutrim

E-mail: dep.gilcutrim@camara.leg.br

Instagram: @gilcutrim

Gildenemyr

E-mail: dep.gildenemyr@camara.leg.br

Instagram: @dgildenemyr

Hildo Rocha

E-mail: dep.hildorocha@camara.leg.br

Instagram: @rochahildorocha

João Marcelo Souza

E-mail: dep.joaomarcelosouza@camara.leg.br

Instagram: @deputadojoaomarcelo

Júnior Lourenço

E-mail: dep.juniorlourenco@camara.leg.br

Instagram: @juniorlourenco2200

Juscelino Filho

E-mail: dep.juscelinofilho@camara.leg.br

Instagram: @depjuscelino

Márcio Jerry

E-mail: dep.marciojerry@camara.leg.br

Instagram: @marciojerry

Marreca Filho

E-mail: dep.marrecafilho@camara.leg.br

Instagram: @depmarrecafilho

Paulo Marinho Jr

E-mail: dep.paulomarinhojr@camara.leg.br

Instagram: @deppaulomarinhojr

Pedro Lucas Fernandes

E-mail: dep.pedrolucasfernandes@camara.leg.br

Instagram: @deppedrolucasf

Zé Carlos

E-mail: dep.zecarlos@camara.leg.br

Instagram @depzecarlos_pt

Imprensa Sindeducação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.