MÊS DO PROFESSOR | Sindeducação promove atividades de lazer e interação para professores aposentados

Professoras aposentadas durante atividade do Mês do Professor.

O Sindeducação promoveu, nos dias 5 e 6 de outubro em uma casa de praia, atividades direcionadas para professores aposentados com foco no Bem-estar físico, emocional e espiritual. Foram dois dias de muita interação, lazer e meditação para educadores e educadoras que ao longo de suas vidas se doaram para a Educação Pública Municipal.

No sábado (5) pela manhã, a programação contou com atividades de lazer na piscina, roda de conversa e outros. À tarde, as atividades foram direcionadas para a espiritualidade, com o tema “O Valor da Amizade” a partir da leitura de textos, versículos bíblicos e oração. A programação do sábado foi finalizada com a palestra “As Emoções: Como Lidar e quais as suas Consequências”, ministrada pelo bacharel em Psicologia Vitor Ribeiro.

O palestrante falou sobre as emoções, a partir do entendimento do estudioso norte-americano Paul Ekman, especialista no assunto, com ênfase nos sentimentos, suas consequências e como lidar com elas. “O autor destaca que as faces são universais, mas o significado das emoções é diferente. Hoje, falamos sobre a tristeza, alegria, raiva e emoções agradáveis. Também abordamos os significados, o que está por trás dessas emoções e como lidar com cada uma”, frisou.

No domingo (6), as professoras aposentadas tiveram um dia com muita dança e lazer na área da piscina. No período da tarde, foram trabalhadas dinâmicas de grupo, que fomentaram a escolha de palavras-chave para descrição de uma vida melhor; dentre outras. Na despedida, orações e muita gratidão.

Para a aposentada Conceição Mendes, os dois dias foram de muita alegria, integração e aprendizado para ela e todos os aposentados. Para a professora Conceição de Maria Cordeiro, os eventos realizados pelo Sindeducação estão a cada dia melhor, com ênfase no cuidado e bem-estar dos professores aposentados.

Eliane Alves Rodrigues disse que ficou com “gostinho de quero mais” e espera que o mais breve tenha outro momento como esse. 

Temos falado sobre escolhas, e cada um escolheu estar aqui. A direção do Sindeducação se preocupa com a categoria dos aposentados, homens e mulheres fortes que contribuíram muito para a educação do município de São Luís. Eles não poderiam ficar de fora da homenagem do mês do professor. Foi muito bom esse convívio e integração. Falamos sobre amizade, emoções e como lidar com essas emoções. Temáticas importantes para eles e para nós que compartilhamos esse momento com eles”, destacou a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco.

Imprensa Sindeducação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *