Com o tema “Conectando saberes e transformando práticas”, a Jornada Pedagógica 2024, promovida pela Prefeitura de São Luís, acontecerá nos dias 24 e 25 de janeiro, no Multicenter Sebrae, no Cohafuma.
O objetivo do evento, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), é propiciar um momento formativo com educadores, com vistas a trocas de experiências e construção de conhecimento a favor de uma busca constante do crescimento profissional e melhoria das práticas pedagógicas. A programação contará com palestras e oficinas, voltadas a todos os profissionais do magistério, tomando como base a tematização de saberes e práticas como meio de valorizar as experiências escolares, assegurando-lhes oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal.
A Prefeitura de São Luís realizou o cadastro dos (as) professores (as) via on-line pela plataforma Sympla. A abertura da jornada, no período da tarde desta quarta-feira (24), contará com apresentação Cultural da Escola Municipal de Música (Emmus), terá momento destinado à fala das autoridades convidadas e 2 palestras, a primeira com Veveu Arruda com o tema “A importância da alfabetização na idade adequada para o futuro dos estudantes” e a segunda com Renato Casagrande com o tema “Conectando Saberes e Transformando Práticas”.
O Sindeducação aproveita a oportunidade para convidar a categoria a se fazer presente neste momento de suma importância para os (as) profissionais da rede. Trata-se de um encontro oportuno para troca de conhecimentos, possibilidade de novas experiências, de constante aprendizado e planejamento de ações no intuito de otimizar o processo de ensino-aprendizagem em nossa rede.
Nossa entidade, considerando que o ano letivo está diretamente relacionado ao bom planejamento e ao engajamento coletivo de todos (as) os (as) profissionais envolvidos, lamenta o número reduzido de vagas disponíveis para o dia da abertura – muitos (as) professores (as) fazem queixas nos canais de comunicação do sindicato, relatando que não conseguirem efetuar suas inscrições. Como alternativa, a Semed está oferecendo o acompanhamento por meio de um canal no Youtube. Este já é o segundo ano consecutivo em que o local escolhido para a realização da Jornada Pedagógica não comporta o grande número de professores (as) da rede.
De todo modo, mesmo que não consigam realizar suas inscrições para a abertura, nossa entidade solicita participação massiva dos (as) educadores (as) conforme a programação dos dois dias, divididas por etapas de ensino. É momento de planejarmos e cobramos as melhores estratégias para que possamos avançar na educação, pensando na aprendizagem com equidade e no entendimento que a escola é espaço de acolhimento e de respeito às diversidades.