Categoria unida conquista 6% de Reajuste em 2024!

Na tarde de quarta-feira (24/01), o Sindeducação marcou presença na Jornada Pedagógica 2024 da Rede Pública Municipal de São Luís e realizou uma das ações programadas para Campanha Salarial deste ano. O evento, que marca o início ao ano letivo, é um momento oportuno para o diálogo com a categoria, assim os diretores do sindicato distribuíram informativo e cartazes da campanha para os (as) professores (as) presentes poderem manifestar suas reivindicações aos gestores da educação e ao prefeito de São Luís.

Os cartazes apontavam para o percentual de reajuste de pelo menos 5%, conforme deliberado em Assembleia Geral realizada no último sábado (20/01). A diretoria apontou o percentual de 10%, alertando que as projeções de incremento de repasses no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para 2024 existe a expectativa inicial de em 10%. Além disso, São Luís receberá do VAAR 2024 (Valor Aluno Ano Resultado), cerca de R$ 22 milhões para investimentos na rede. No entanto, a categoria deliberou pela proposta de 5%. Entre as defesas foi destacado o percentual do reajuste do Piso Nacional do Magistério, que ficou em 3,62%, e o fato de o prefeito já ter enviado Projeto de Lei à Câmara Municipal, prevendo o mesmo percentual.

Na oportunidade da abertura da Jornada Pedagógica, diretoria do Sindeducação e professores (as) fizeram muitos registros com as placas e informativos, a categoria aderiu fortemente à campanha de sensibilização organizada por nossa entidade. A força, unidade e mobilização foram reflexos de que estamos no caminho certo, conseguindo colher frutos de uma luta intensa empreendida pela Gestão da Unidade Vai Nascer a Novidade nos últimos anos.  Sentindo-se pressionado, o prefeito Eduardo Braide teve que anunciar para os mais de 2.000 professores (as) que, em 2024, o reajuste será 6%. 

TABELA 2024 COM REAJUSTE DE 6%

TABELA 2024 COM REAJUSTE DE 6%

 

Nós lembramos, mais uma vez, que o prefeito Eduardo Braide já havia remetido Projeto de Lei à Câmara Municipal de São Luís com a intenção de conceder os 3,62% e solicitando votação em regime de urgência. Diante do pequeno gesto, mas que se tornou grande com a coletividade, o prefeito não teve outra saída a não ser mudar os planos, confirmando que é possível, sim, reajustar os salários e conceder ainda mais melhorias na carreira.

Vamos agora acompanhar os trâmites no legislativo municipal até que o reajuste salarial chegue para todos (as). Mas nossa luta só está começando! É hora de unidade e organização da categoria que precisa estar mobilizada para garantir a aberta a Mesa de Negociação 2024, instância fundamental para dialogar sobre a extensa pauta de reivindicações deste ano. Confira os principais pontos:

  1. Anulação do inciso I, do art 5º do Decreto nº 48.778/ 2017, que retirou a Gratificação de Difícil Acesso dos (as) professores (as) do concurso de 2016. 
  2. Aumento do percentual da Gratificação de Difícil Acesso para 15%, calculado sobre o salário do (a) próprio (a) professor (a). 
  3. Aumento dos percentuais do Adicional de Titulação, nossa proposta é:7
  • Mestrado: de 20% para 40%;
  • Doutorado: de 30% para 50%;
  • Especialização: passe a ser cumulativa até 3 (três) vezes.
  1. Garantia de climatização de todas as salas de aula da rede. 

Nossa luta segue também por condições dignas dentro dos espaços escolares para toda a comunidade. Precisamos garantir que todas as escolas da rede recebam as intervenções necessárias dentro do Programa Escola Nova e que a Semed ofereça, após a conclusão das reformas, serviços de manutenção preventiva e permanente na rede elétrica, na parte hidráulica e da limpeza, garantindo ambientes salubres e confortáveis, necessários para uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos de São Luís.

 

BAIXE A TABELA COM REAJUSTE DE 6% CLICANDO (AQUI)

Queremos e merecemos mais!

Carreira forte e professores (as) valorizados (as)!

Unidade por mais conquista e direitos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.