Censo Previdenciário/Recadastramento: valores retroativos dos salários começaram a ser pagos

O Sindeducação informa às professoras e aos professores que enfrentaram problemas com documentações em 2025, durante o processo do Censo Previdenciário/Recadastramento e tiveram seus salários bloqueados, que, nesta sexta-feira (30/01), após a regularização das pendências dentro do novo prazo estipulado pela Administração Municipal, os valores retroativos dos salários, assim como o 13º salário, começaram a ser pagos. Com isso, chega ao fim um longo período de angústia e insegurança vivenciado por parte da categoria.

Todo esse processo foi acompanhado de perto por toda a diretoria do Sindeducação, que, por meio de sua Assessoria Jurídica, não mediu esforços para garantir a defesa dos direitos das servidoras e dos servidores severamente penalizados com o bloqueio indevido de seus proventos. A atuação firme da nossa entidade foi fundamental para assegurar que os prejuízos causados fossem, finalmente, reparados.

O Sindeducação relembra que ingressou com uma ação civil pública ainda em dezembro de 2025 e que o titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, o juiz Douglas Martins de Melo, determinou que a Prefeitura de São Luís e o Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam) reabrissem o Censo Previdenciário/Recadastramento para as filiadas e os filiados ao sindicato. A decisão estabeleceu o prazo de 48 horas para que, após a conclusão do procedimento, as professoras e os professores pudessem receber os salários atrasados diretamente em suas contas bancárias.

Esse resultado reafirma a importância de um sindicato forte, atuante e comprometido com a classe trabalhadora. É por meio da organização coletiva que direitos são defendidos, injustiças são combatidas e a categoria docente encontra respaldo diante de arbitrariedades. O Sindeducação segue vigilante e firme na defesa intransigente de todos os direitos das professoras e dos professores, porque nenhuma conquista é individual: toda vitória é fruto da luta coletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.