Vitória dos professores e professoras da rede pública municipal de São Luís!

A Prefeitura de São Luís se pronunciou na tarde desta quarta-feira, 22 de junho, sobre algumas das reivindicações feitas pela nossa categoria ao longo dos últimos anos.

Vale ressaltar que a diretoria do Sindeducação esteve ontem (21) em reunião com a secretária de Educação, Caroline Salgado, cobrando o cumprimento de pautas como a finalização do processo de Unificação de Matrículas, tal processo só foi possível graças ao trabalho conjunto do Sindeducação com os professores que estavam em situação de Acúmulo de Cargos – nós realizamos vários protestos em frente à Prefeitura de São Luís para reivindicar celeridade no caso que já se arrastava há mais de 2 anos e hoje foi anunciado pelo prefeito a assinatura do decreto de homologação da Unificação de Matrículas. Uma vitória importante da luta dos professores.

Outra cobrança feita pela diretoria ontem (21) trata-se da resolução para a grande carência de professores na rede. Como solução emergencial sugerimos a realização de ampliação de jornada de trabalho, por meio de edital público, para que todos os profissionais que ainda podem aumentar sua carga horária possam participar, porém ressaltamos que a Prefeitura precisa realizar outro concurso público na rede. A Prefeitura afirmou que, já na próxima semana, começam as inscrições para o processo de ampliação com mais de 200 vagas, que chega em um momento oportuno, já que a carência de professores (as) vem comprometendo consideravelmente o processo de aprendizagem de milhares de crianças. A falta de profissionais nas escolas do município diariamente são denunciadas ao Sindeducação, que considera que o processo resolverá parte de um problema que é histórico, mas é preciso COM URGÊNCIA a realização de um concurso público para a contratação de mais profissionais para atender as demandas da rede pública municipal.

Os (as) professores (as) aguardam neste mês com muita expectativa o reajuste salarial com pagamento do retroativo a janeiro. Cumprindo o que foi acordado no Ministério Público do Maranhão (MPMA) para a suspensão da nossa greve no dia 6 de maio, a Prefeitura de São Luís anunciou que fará o pagamento no dia 28, incluindo o do retroativo, que será em uma única parcela e não mais em 2 vezes.

O Sindeducação agradece a todos (as) que estiverem conosco travando todas essas batalhas. Seguiremos vigilantes nas demais reivindicações que precisam de um retorno da Prefeitura de São Luís, como o pagamento das Titulações, Difícil Acesso e Progressões, além, claro, da reorganização do Calendário Escolar 2022.

____________

IMPRENSA SINDEDUCAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *