VALORIZAÇÃO | Sindeducação retoma as atividades semanais com professores aposentados

Diretora de Aposentados, prof.ª Mary Lourdes, abre o encontro.

O Sindeducação realizou, na última quarta-feira, 22, a primeira reunião de Professores Aposentados deste ano. O encontro é coordenado pela professora Mary Lourdes, secretária de Aposentados, e nesta edição retoma com novo olhar de lutas e mobilizações.

A atividade desenvolvida abordou o tema: “Aposentados sim, Inativos nunca, Mobilizados sempre!”, e tratou da importância da atuação dos aposentados na luta pelos seus direitos e pela qualidade de vida. A psicóloga Keyth Rouse Mesquita, que ministrou uma palestra, alertou a importância da escolhas de vida e sobre os caminhos que devem ser pensados e nas decisões que devem ser tomadas, para qualidade de vida individual e coletiva. Foi aberto diálogo entre os participantes, que recordaram as lembranças do período de sala de aula, os tempos de outrora e suas escolhas.

Psióloga Katy Mesquita proferiu palestra para os professores aposentados.

Logo depois da palestra da psicóloga, a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco, fez uma análise da conjuntura política, adversa também para os aposentados, e esclareceu dúvidas sobre o Abono Salarial, anunciado pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, com as “sobras” do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

Professora Elisabeth fez análise de conjuntura política.

Segundo a presidente, o anúncio desse abono demonstra a ineficiência da Prefeitura de São Luís em gerir o recurso, e a falta de respeito com toda a categoria, inclusive com os aposentados que não irão receber, devido a legislação do FUNDEB. Os professores aposentados tem uma grande contribuição para a Educação Pública do município. “A nossa luta é pelo reajuste nacional de R$ 12,84% e as nossas perdas salarias, que somadas ficam em torno de 32,15%, por isso, é hora de fortalecer a luta em defesa dos direitos e garantias da classe como um todo, nada de divisionismo entre nós” frisou a sindicalista.

A secretária de Aposentados, professora Mary Lourdes, disse que é preciso ratificar e fortalecer o tema de luta: Aposentados SIM, Inativos NUNCA, mobilizados SEMPRE!. “Aposentar da profissão não significa estar aposentado das lutas que virão, nós ainda temos voz e juntos fazemos a diferença, unidos somos mais fortes, não vão nos calar. A luta continua e ainda há muito a ser conquistado, podemos fazer parte e contribuir para essas mudanças” destacou.

Para a aposentada Maria Creuza, os encontros nas tardes de quarta são gratificantes. “A tarde passa voando quando nos reunimos, é bom relembrar os momentos e estar perto de quem viveu nossa realidade, a gente se sente valorizada e respeitada, fica rindo à toa”, confessa.

Dentre os objetivos do encontro, o Sindeducação busca manter os aposentados mobilizados em defesa das lutas da categoria, e promover o reconhecimento e valorização desses professores, por meio de ações sociais, atividades lúdicas e de lazer, dentre outros, que são realizadas semanalmente, todas as quartas-feiras, das 15h ás 17h.

 

Imprensa Sindeducação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *