Sindeducação realiza festa em homenagem ao dia dos avós

foto capa

O Sindeducação – gestão “Renovar e Avançar na Luta”, realizou nesta quarta-feira, 27 de julho, uma festa em homenagem ao Dia dos Avós para os servidores aposentados do magistério. Com muita diversão e sorrisos no rosto, elas se divertiram e lembraram de canções antigas de crianças.

Pelo histórico, o Dia dos Avós foi escolhido por ser o dia em que a Igreja celebra a festa de Sant´Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Cristo. Após a festa de São Joaquim ter sofrido várias alterações ao longo dos tempos, no século XX, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

É bastante comum ouvir dos avós que netos e bisnetos são melhores que filhos. Esse dizer se transforma em duas vezes carinho, duas vezes amor, duas vezes mãe e duas vezes pai. É ainda mais habitual observar os netos contando mais segredos para os avós de que para os próprios pais, fazendo-os de cúmplices nas danações. E para homenagear esse grande sentimento, o dia 26 de julho foi instituído o dia dos avós.

A professora Elisabeth Castelo Branco, presidente do Sindeducação, iniciou a festa com um momento de oração junto aos aposentados, agradecendo a Deus pelas conquistas e pela vida dos servidores inativos, ao longo de vários anos na jornada do magistério. “É bom se confraternizar com profissionais que dedicaram grande parte de suas vidas ao ensino básico e infantil. Os aposentados, sendo a grande maioria avós, têm histórias incríveis de superação, determinação e luta dentro da sala de aula e hoje passam para os netos o que vivenciou nessa longa jornada”, disse a presidente.

IMG_7873

Logo após discurso, a presidente do sindicato cantou ao ritmo de músicas antigas de crianças relembrando os velhos tempos de infância, “afinal de contas, avós são mágicos como disse a escritora. Eles sabem o valor e o sabor dos tempos de infância”, comentou a professora Elisabeth.

Também participaram do evento as professoras Orfisa Surama e Iszabel Cristina, dirigentes sindicais, além das professoras Leonilza Lobão e Maria José, coordenadoras da Secretaria dos aposentados.

Aposentadas falam sobre a festa

A servidora Maria Helena, educadora aposentada, destacou a integração das aposentadas e agradeceu o empenho da diretoria do Sindeducação pela realização de grandes eventos que valorizam o profissional do magistério, ainda mais pelo dia dos avós, “Toda semana tenho a grande oportunidade de encontrar amigas de sala de aula. Esse convívio nos traz qualidade de vida e saúde. Quero destacar também a diretoria do sindicato na pessoa da presidente Elisabeth Castelo Branco, dizer que estamos muito felizes pela valorização e reconhecimento que tem a entidade sindical com os profissionais da educação. Me sinto lisonjeada com tudo isso”, agradeceu a servidora aposentada.

Para Mary Lourdes, servidora inativa, momentos como esse são únicos na vida de qualquer profissional. “26 de julho Dia dos Avós tem uma marca especial em minha vida, tenho um papel importante no cenário de avó; como educadora tenho uma missão a cumprir, passar para meus netos o que aprendi ao longo desses anos de magistério, isso fortalece meus sentimentos e me ajuda a crescer como avó. Também não poderia deixar de destacar a aguerrida missão da presidente Elisabeth Castelo Branco, representante da nossa categoria, que ao longo desses anos, realizou um trabalho excepcional à frente da classe dos trabalhadores da educação, principalmente a valorização dos educadores”, comentou a aposentada.

IMG_7957

Ao final da comemoração, a diretoria do Sindeducação sorteou 20 convites para a festa dos avós que acontecerá no Clubão da Cohab. Em reconhecimento ao trabalho prestado na rede municipal de ensino e pelo dia dos avós, o Sindeducação produziu um vídeo com fotos, frases, e palavras de homenagem aos servidores aposentados. Em seguida eles se deliciaram com um saboroso coffee break.

“Em primeiro lugar quero agradecer ao Sindeducação pelo momento de confraternização de todos nós professores. Isso valoriza o profissional, reconhece os servidores inativos, e oportuniza a inclusão da terceira idade nas comemorações. Ser avó é uma dádiva de Deus. Agradeço pelo imenso amor que tenho pelos meus netos”, destacou a aposentada Wilma Oliveira, logo no encerramento do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *