Chegaram ao Sindicato diversas manifestações de descontentamento de professoras e professores sobre as diferenças no período de férias deste início de ano, divulgadas pela Semed no Calendário Letivo 2025.
O calendário divulgado apresenta uma diferença em relação ao Calendário 2024, no que se refere ao fim do primeiro período de férias (janeiro) que não tem mais 15 dias, e sim 14, isto é, vai até dia 19 de janeiro, e não mais dia 20, como previsto e divulgado anteriormente.
O Sindeducação ressalta que qualquer mudança, sem justificativa plausível, pode causar transtornos aos docentes, uma vez que viagens e outras atividades a serem realizadas com familiares e amigos são programadas com antecedência e contam com o calendário divulgado logo no início do ano. Dessa forma, não é razoável qualquer alteração sem discussão prévia com a categoria.
Ainda segundo apuramos, o Conselho Municipal de Educação foi informado, por sua vez, que estão garantidos os 45 dias de férias, sendo 14 em janeiro e os demais 31 em julho.
Entretanto, alterar o primeiro período – que já havia sido divulgado – mexe com o planejamento já feito por nossas famílias.
De antemão, o Sindicato informa que está solicitando informações à Secretaria que justifiquem quaisquer alterações no calendário que possam atingir os trabalhadores e as trabalhadoras da Educação Pública Municipal.
Ademais, entendemos que manter o que fora previamente estabelecido é demonstrar respeito com a categoria docente. Respeito do qual não podemos abrir mão.
Estaremos vigilantes, apurando os motivos que levaram à pretensa alteração, e reforçamos a toda a nossa base que se mantenha atenta e participe de nossa próxima Assembleia Geral, dia 16 de janeiro, em que discutiremos temas como esse, dentro da Campanha de Valorização do Magistério de São Luís. Mais detalhes serão divulgados nos próximos dias, fique atento (a)!