SINDEDUCAÇÃO – NOTA DE APOIO À GREVE DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE RECIFE/PE

Professores e professoras unidos e unidas contra os ataques, em defesa do piso e das nossas carreiras!

 

O Sindeducação vem, a exemplo da CNTE (Confederação Nacionais dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação) e de outras entidades representativas de nossa categoria em todo o pais, manifestar seu mais enfático apoio e solidariedade aos professores e professoras da Rede Municipal de Educação do Recife. Em greve desde o dia 9 de maio de 2025, reivindicam o cumprimento do índice do piso no reajuste deste ano (de 6,27% enquanto a Administração João Campos ofereceu apenas 2,45%), além de reposição das perdas de anos anteriores, da ordem de cerca de 12%, a retomada das negociações com a categoria, e outras demandas.

 

Nesse sentido, nós, do Sindeducação, entendemos que apoiar as professoras e os professores do Recife é apoiar uma causa que é nossa diretamente. Não podemos permitir qualquer ataque ao Piso Nacional do Magistério, nem qualquer afronta aos nossos direitos, às nossas garantias e às nossas carreiras, bem como o desrespeito de não tratar com a categoria, não admitindo que a Prefeitura do Recife ignore negociar diretamente com a entidade que representa legitimamente os professores e professoras – nesse caso o SIMPERE, Sindicato Municipal dos Profissionais da Rede Oficial de Ensino do Recife.

 

::ATENÇÃO::

Como demonstração da importância de marchamos sempre juntos e juntas na defesa de nossos direitos, lembramos que pode ir a julgamento, a qualquer momento, uma ação no Supremo Tribunal Federal que pode desvincular o índice mínimo de nosso reajuste anual em relação ao índice de reajuste do piso do Magistério, referência legal e constitucional da nossa revisão salarial. A CNTE e nós, sindicatos de base, estamos atentos à situação, acompanhando a pauta do STF, e conclamamos a categoria a também estar atenta, pois, a qualquer momento, podemos ser chamados (as) a nos mobilizar diretamente contra mais essa tentativa de ataque.

 

Defender o Piso e a Carreira do Magistério é defender a Educação Pública. Neste momento, prestar apoio e solidariedade aos nossos colegas do Recife é reafirmar esta defesa. Todo apoio a estes bravos e bravas lutadores (as)!

 

São Luís, 22 de maio de 2025

A Diretoria do Sindeducação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.