SINDEDUCAÇÃO NO CONSELHO ESTADUAL DA MULHER

Aconteceu, dia 11/3/2025, a eleição para a nova composição do Conselho Estadual da Mulher (CEM), entidade formada por 26 membros, sendo 13 representantes do poder público e 13 da sociedade civil, e que é responsável por propor e acompanhar políticas públicas voltadas para as mulheres no Estado, bem como situações que envolvam, por exemplo casos de violência doméstica e outras violações de direitos das mulheres no Maranhão.

O Sindeducação, cuja categoria que representa é amplamente composta por mulheres, pleiteou assento no Conselho, apresentando as candidaturas de duas de suas diretoras, as professoras Ana Paula Martins para titular e Rosiane Velôso como suplente, eleitas por 11 dos 15 votos possíveis como representantes da sociedade civil através do sindicato.

Além do Sindeducação, outras organizações civis que comporão o CEM na gestão 2025-2027: Grupo de Mulheres Negras Mãe Andressa, Sindsep, Sinproesemma, Ação da Mulher Trabalhista do Maranhão, Instituto Pedra Rara, Mulheres e Meninas de Caxias, Unegro, Ação da Cidadania, CDPAE, Associação Brasileira de Enfermagem, Fetaema, e Associação Comunitária Centro Espírita Lírios de Santo Antônio.

Para a professora Rosiane, é importante para nossa categoria ocupar esse espaço de elaboração, acompanhamento e cobrança das políticas voltadas para as mulheres, ainda mais com uma categoria majoritariamente mulher e majoritariamente negra.

Ana Paula reforça a avaliação, ressaltando a relevância de ocupar espaços e pressionar por políticas concretas, como, por exemplo a implementação da política de combate à violência, aprovada desde o governo Flávio Dino e ainda não posta em prática. Ela destaca a importância de se buscar articulações, como a que pode ser feita com a Defensoria Pública do Estado, cuja titular da Ouvidoria é a professora Naisandra Mota Silva, da base do Sindeducação.

A ocupação desse espaço, ainda mais pela votação recebida, com a quase totalidade do Conselho referendando os nomes do Sindeducação, atesta seu trabalho e reconhecimento, que agora se expandem de seu local de atuação na capital para todo o Estado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.