No intuito de ampliar o conhecimento entorno das práticas pedagógicas na educação infantil, a Secretária de Assuntos Educacionais do Sindeducação, professora Gleise Ingrid Sales Melo, e as professoras, Fabiane Coelho (UEB Moranguinho) e Célia Regina Tavares (UEB Recanto dos Pássaros), participam de Encontro Científico, promovido pela Universidade de São Paulo (USP). O evento iniciou no dia 25 e encerrará na quarta-feira, 26 de abril.
O objetivo do Encontro Científico: “Avaliação para a transformação em Educação Infantil – a perspectiva das pedagogias participativas” é de integrar-se aos propósitos de formação profissional, pesquisa e transformação de práticas educativas expressas nas realizações do Grupo de Pesquisa, “Contextos Integrados de Educação Infantil da FEUSP, desde 2001.
Temática
O encontro pretende tematizar a questão da avaliação da qualidade sob diferentes perspectivas pedagógicas, enfatizando as possibilidades trazidas pelas pedagogias participativas; discutir os métodos avaliativos e os pressupostos conceptuais que fazem eles; debater sobre as práticas avaliativas correntes no campo da educação infantil; divulgar as pesquisas desenvolvidas no campo avaliação de qualidade nas esferas nacional e internacional e fomentar a realização de investigação no campo da avaliação e no desenvolvimento da qualidade em educação da primeira infância.
Vem aí: I Fórum de Educação Infantil do Sindeducação
Além do amplo conhecimento, o encontro científico vai servir como laboratório para a realização do primeiro Fórum de Educação Infantil promovido pelo Sindeducação, por meio da Secretaria de Assuntos Educacionais (SAE). “Essa participação é muito importante. Estamos aproveitando cada momento, extraindo o máximo de tudo que estamos aprendendo aqui, para que possamos dividir o aprendizado com a nossa categoria’, frisou a professora Gleise Sales.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da pasta sob a perspectiva de fomentar conhecimentos teóricos e metodológicos acerca da prática pedagógica para melhor qualificação profissional. “Nosso primeiro projeto é voltado para Educação Infantil, mas seguiremos com o desenvolvimento de outras atividades que envolvam o ensino fundamental, educação de jovens e adultos (EJA), educação inclusiva, dentre outras”, salientou a secretária da pasta.
Para a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth, o projeto é uma forma de “proporcionar, aos profissionais do magistério, um momento para a construção de um debate sobre estratégias e metodologias que possam enriquecer a pedagogia da Educação Infantil, sustentou.
O I Fórum de Educação Infantil, acontecerá no mês de maio, aguardem a divulgação da data e local do evento.