Professor Nota 10: Professores da UEB Rubem Almeida realizam projeto alusivo à Páscoa

PASCOA2017

A Ueb Profº Rubem Almeida, turno noturno, modalidade Eja comemorou na noite do dia 12 de abril a Páscoa, que é a data comemorativa mais importantes do calendário cristão.  A festa aconteceu na área de vivência da escola, e foi cuidadosamente decorada com a temática do evento: velas, coelhos tudo produzido com materiais reciclados, contribuição da Profª Neusa Lima.

O evento, que contou com a participação do corpo docente e discente da escola, direção e funcionários, foi realizado com a finalidade de provocar nos alunos a reflexão de que Páscoa significa a renovação da vida, elemento tão significativo para tantos adolescentes, jovens e adultos que têm no retorno à escolarização ofertada pela EJA o mesmo sentimento pascal, ou seja, o renascer de sonhos e aspirações.

Celebrar a vida e partilhar conhecimentos são ensinamentos fundamentais da Páscoa e são também a própria essência da Educação de Jovens e Adultos. Neste sentido e para celebrar tão importante evento cristão, os alunos partilharam de um momento reflexivo acerca dos símbolos pascais, demonstrados pelos professores e estudantes da escola. Na abertura do evento a profª Dorismary, responsável pelos componentes curriculares Língua Portuguesa e Língua Inglesa cantou em inglês música pascal. Os alunos Ronald Neves e Adryle Moraes também cantaram músicas que fazem memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Ainda, com o espírito de compartilhamento, que representa a troca de saberes entre alunos e professores, em volta de uma mesa repleta de guloseimas, tão diversas quanto o perfil dos alunos, jovens e adultos que frequentam a Ueb Profº Rubem Almeida houve a troca de cartões produzidos por alunos e professores, a partilha dos alimentos e entrega dos ovos de páscoa

A profª Flor de Cássia afirmou que “celebrar a Páscoa em comunhão com alunos, professores e funcionários é um resgate do verdadeiro significado da data, que é promover a união entre as pessoas, a solidariedade e o reconhecimento do valor da vida, até porque este ambiente é uma extensão da minha família”.

A gestora adjunta Aparecida Rodrigues comentou que a cerimônia realizada na escola possibilitou refletir acerca do homem moderno, que em suas muitas ocupações tem se esquecido do profundo significado da festa da Páscoa, muitas vezes lembrada apenas de forma comercial e não religiosa.

As pedagogas, organizadoras do evento, Graça Soares e Jamira da Conceição  relataram que pensar no real significado da festa pascal, aplicando as lições que este tema sugere na Educação de Jovens e Adultos, significa uma oportunidade ímpar  para que a comunidade escolar da Ueb Profº Rubem Almeida siga  rumo  à conquista da educação de excelência.

Professor, se você desenvolveu ou está desenvolvendo algum projeto pedagógico na sua escola, compartilhe sua ideia e seja um Professor Nota 10. Faça a inscrição do seu projeto aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *