Dicas e um cardápio para não perder o foco da alimentação saudável

sucos

Manter uma alimentação saudável nem sempre é tão fácil, principalmente quando os horários e as circunstâncias não ajudam. Muita fritura, bebida alcoólica, pouco tempo para comer. Quem sai pelos blocos no carnaval sabe bem o que é isso. Mas ainda há salvação. Especialistas dão dicas para não enfiar totalmente o pé na jaca e se divertir sem culpa.

A nutricionista Paola Bazarello, do consultório PRB Nutri, que montou o cardápio abaixo, acredita ser possível driblar os desafios e se manter na linha. Ela explica que é preciso estar sempre atento às escolhas na hora de se alimentar.

— Muitos itens cabem na bolsa e podem ser consumidos ao longo do dia sem precisar recorrer aos famosos “podrões”. Para fechar o dia, uma dica são os peixes e frango combinados ao arroz integral ou raízes como aipim, batatas e inhame. Assim o corpo estará nutrido e pronto para mais um dia — aconselha.

Para a professora de Nutrição da Estácio Manoela Pessanha, com dedicação é fácil recuperar esse ‘tempo perdido’ de excessos de carnaval.

— Lembre-se de se divertir com responsabilidade e não deixe de socializar por causa da sua dieta. Prefira opções mais saudáveis, alimentos integrais e desnatados ao invés de industrializados, frituras, gorduras e refinados — afirma a nutricionista.

Manter o corpo hidratado é outra dica fundamental. Ele sofre com o calor e excesso de álcool. Além de água, invista em água de coco e sucos de fruta naturais.

Para ter energia para iniciar o dia, o café da manhã precisa ser reforçado. Escolha uma fonte de proteína, como os ovos, combinadas com algum tipo de fibra, como, por exemplo, a aveia, e boas gorduras, como o abacate, o coco e as castanhas.

Ao longo do dia, leve com você alimentos práticos como frutas secas, in natura, ou, barrinhas. Os picolés de fruta são uma boa pedida também.

Anote aí estas dicas:

Durante a festa – Beba água entre uma bebida alcoólica e outra. Seu corpo agradece. Além dos sucos naturais, frutas ricas em água são boas opções para se hidratar. Abacaxi, melancia e melão são alguns exemplos. Outra dica é não pular refeições ou ficar muito tempo de estômago vazio. Isso atrasa o metabolismo, tira a energia e faz com que você coma mais.

Lei da compensação – Se você passou dos limites no dia anterior, compense no seguinte. Não resistiu e devorou um hambúrguer com batata frita e refrigerante? Não faça disso uma desculpa para chutar o balde o resto do carnaval. Mantenha uma alimentação saudável. Exercitar-se para queimar o excesso também é uma boa pedida.

Fuja das tentações – É difícil, mas fique firme. Você vai se deparar com frituras, alimentos industrializados e pobres em nutrientes nesses dias de folia. Treine o olhar para escapar dessas opções e prefira as mais saudáveis. A diferença na balança estará na qualidade das escolhas. Priorize sempre os alimentos naturais.

Previna-se – No fim do dia, o cansaço pode tornar mais difícil decidir qual será seu lanche ou jantar. A tendência é ir atrás daqueles alimentos ricos em carboidrato e açúcar. Tenha em casa opções saudáveis que ajudem a repor as energias em prejudicar a dieta.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dicas-um-cardapio-para-nao-perder-foco-da-alimentacao-saudavel-na-folia-20980939.html#ixzz4ZtpEI8IP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.