Abono Salarial

Entrará no último dia útil de 2022 o pagamento do Abono Salarial (rateio do Fundeb) para os mais de 6 mil profissionais da educação da rede pública municipal de São Luís. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Braide na manhã desta quinta-feira (29) em suas redes sociais.

O Projeto de Lei que tratou sobre a concessão do abono foi votado na Câmara Municipal na última terça-feira (27) e a diretoria do Sindeducação acompanhou toda a sessão. No documento aprovado, algumas emendas foram feitas pelos parlamentares, entre elas que o rateio contemplasse também os (as) professores (as) cedidos (as) a outros órgãos e servidores (as) efetivos (as) (vigilantes e auxiliares de serviços gerais) que estão lotados em escolas. O Sindeducação informa que somente quando a Lei do Abono for publicada no Diário Oficial do Municipio (DOM) é que teremos a confirmação se Eduardo Braide vetou ou não as emendas dos parlamentares.

A diretoria do Sindeducação, inclusive, já tinha mencionado que, se o prefeito quisesse, já poderia pagar ainda esta semana, visto que a folha estava pronta desde a semana passada. Outros 2 pontos importantes para o entendimento da categoria e de toda a sociedade é que o pagamento desse abono, que se dá por meio das sobras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que por lei, destina 70% para valorização dos profissionais da educação, não é fruto da boa vontade do prefeito. É obrigação! Além disso, esta não é a forma correta de valorizar a carreira do magistério, pois se há a existência de sobras dos 70% do fundo é porque demonstra que o reajuste dado a
à nossa categoria poderia ter sido maior que 10,06%.

Seguiremos acompanhando o pagamento nesta sexta-feira e cobrando os relatórios de prestação de contas e a folha de pagamento do Abono para verificar se o pagamento do abono será efetuado da forma correta. Estamos de olho!

Parabéns aos profissionais da educação que cobraram e tiveram seu direito garantido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.