Eleição Sindical 2020


Documentos relativos ao processo eleitoral


A cerimônia de posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal do Sindeducação foi realizada nessa terça-feira, 1 de dezembro, na sede administrativa da entidade. Foram empossados no total 19 componentes da gestão “Da unidade vai nascer a Novidade”. Em razão das medidas sanitárias e de isolamento, provocadas pela pandemia da Covid-19, a cerimônia foi híbrida, contando com a presença da comissão eleitoral, antiga diretoria e de convidados especiais e sendo transmitida Ao Vivo nas redes sociais oficiais do sindicato para o público em geral.

Nova presidente, Sheila Bordalo, discursa na solenidade de posse

Eleita no último dia 24 de novembro, a nova diretoria, presidida pela professora Sheila Bordalo, conquistou ampla maioria dos votos dos filiados, ao todo foram 482 votos de confiança depositados para a nova gestão. Em seu primeiro discurso, a presidente eleita falou do pleito participativo e transparente e repudiou o Recurso impetrado pela Chapa 1 – Independência, Compromisso e Atuação, contra o resultado das eleições, no qual alegam, sem apresentar provas, o abuso do poder econômico e a compra de votos por parte da chapa eleita e lembrou que este foi o mesmo expediente utilizado nas eleições de 2012 para anular o pleito e desrespeitar a vontade da categoria. Apesar disso, Sheila Bordalo falou da esperança em dias melhores e enfatizou o seu compromisso de defender os interesses da categoria de professores, ampliando suas conquistas, se colocando à disposição para o diálogo com o novo prefeito de São Luís, e reforçou que irá trabalhar com toda a diretoria para enfrentar as adversidades do momento, em que o atual Governo Federal ameaça a democracia e os direitos dos trabalhadores.

“Sabemos, por exemplo, que neste contexto de pandemia, o quanto o funcionário público está sendo atacado pelo Governo Federal. Muitas reformas foram aprovadas, temos agora a Reforma Administrativa para debater com a categoria e podemos, sim, articular com sindicatos, com centrais sindicais que estão na luta da defesa dos nossos direitos. O Sindeducação sempre esteve ao lado dessas entidades e vamos continuar fortalecendo essa parceria, pois, sem alianças com aqueles que defendem os trabalhadores não vamos nos fortalecer. Todos os direitos adquiridos até agora foram frutos da luta. O debate amplo, com respeito e transparência, é de extrema importância neste cenário”, declarou a nova presidente.

A solenidade contou com a presença de entidades sindicais parceiras, entre elas, o Sindicato dos Bancários, Sinfusp, Central Sindical e Popular – CSP Conlutas, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (SINDSEP).

A professora Ester Durans, vice-presidente, falou sobre a importância da representatividade feminina e de, mais uma vez, uma mulher ocupar o cargo de presidente do sindicato dos professores da rede pública municipal – hoje o quadro de filiados é composto por 90% de professoras. Além disso, falou sobre os desafios que a gestão “Da unidade vai nascer a novidade” terá para os próximos anos, reafirmando o seu compromisso com os professores da rede pública municipal.

“Estamos com uma equipe de trabalho completa para retomar a mesa de negociação. Vamos lutar pelas demandas estatutárias, são muitas lutas que estamos assumindo, temos muitas responsabilidades administrativas, politicas, jurídicas e financeiras. Com ética e transparência, a partir desta quarta-feira, 2 de dezembro, já estamos caindo em campo para trabalhar em prol da categoria”, enfatizou a dirigente sindical.

A NOVA DIRETORIA EXECUTIVA DO SINDEDUCAÇÃO/ QUADRIÊNIO 2020/2024 É COMPOSTA POR:

Regina Sheila Bordalo Martins

(Presidente)

Ester Alves Durans

(Vice-presidente)

 
Rosilene dos Anjos Costa

(1ª Secretária Geral)

 
Sauli de Lourdes Dias Menezes

(2ª Secretária Geral)

 
Claudia Regina Martins de Aquino

(1ª Tesoureira)

 
Joseilton Melonio Costa

(2º Tesoureiro)

 
Jousy Anny da Conceição Macêdo

(Secretária de Administração)

 
Ana Paula de Albuquerque Martins

(Secretária de Comunicação)

 
Augusto Cassio Viana de Souza

(Secretário de Assuntos Jurídicos)

João Luís dos Santos

(Secretário de Esporte, Cultura e Lazer)

 
Maria Dolores Silva

(Secretária de Aposentados)

Rosiane Silveira Rodrigues Veloso Amorim

(Secretária de Assuntos Educacionais)

Adriana Carneiro Costa

(Secretária de Mobilização Social)

 

O NOVO CONSELHO FISCAL DO SINDEDUCAÇÃO/ QUADRIÊNIO 2020/2024 É COMPOSTO POR:

 

Hugo Rodrigues da Silva          

(1º Titular do Conselho Fiscal)

Patrícia de Araujo Santos

(2 º Titular do Conselho Fiscal)

Luiz de França Araújo Neto

(3 º Titular do Conselho Fiscal)

Gilvan Azevedo dos Santos      

(1º Suplente do Conselho Fiscal)

Ciane Christine de Moraes        

(2º Suplente do Conselho Fiscal)

ROBERTO CARLOS V. DOS SANTOS

(3º Suplente do Conselho Fiscal)

A integra da cerimônia de posse está disponível no Facebook do Sindeducação (/Sindeducacaosaoluis) e Instagram (@sindeducacaooficial).

A ata de posse está disponível clicando (aqui).

 

Assessoria de Imprensa Sindeducação

Gestão da Unidade vai nascer a novidade

 

 

 

 

02-12-2020

A Direção do Sindeducação divulgou edital com a data da Assembleia Solene de Posse da Nova Diretoria e Conselho Fiscal do sindicato, que será realizada no próximo dia 1º de dezembro, às 15h, na sede administrativa da entidade.

Em decorrência das medidas de restrição decorrentes da Pandemia Covid-19, a solenidade de posse será apenas para a formalidade de transmissão da direção do Sindeducação, sendo aberta de forma restrita aos membros da atual Diretoria, da nova Diretoria, do novo Conselho Fiscal e da Comissão Eleitoral, assim como para os seus respectivos assessores jurídicos.

A solenidade será transmitida Ao Vivo no perfil oficial do Sindeducação no Instagram @sindeducacaooficial.

Confira o edital clicando AQUI!

Confira o edital, versão publicada no Jornal O Estado do Maranhão, desta sexta-feira, dia 27. Clique AQUI.

Imprensa Sindeducação (matéria atualizada às 13h, do dia 27.11.2020).

26-11-2020

A Chapa 2 – da unidade vai vencer a novidade, encabeçada pela professora Sheila Bordalo, obteve 482 votos vencendo a disputa das Eleições para a Diretoria e Conselho Fiscal do Sindeducação/ Quadriênio 2020-2024. Realizado durante a terça-feira, (24.11) das 7h às 19h, na sede administrativa do sindicato, o pleito eleitoral foi disputado por mais duas chapas, lideradas pelos professores Nathália Karoline (Chapa 1) e Antonísio Furtado (Chapa 3).

As 19:40h iniciou-se a contagem dos votos. Além da comissão eleitoral estavam presentes na apuração, os candidatos das 3 chapas e seus respectivos advogados e os 3 fiscais designados pelas chapas para o acompanhamento da conferência das cédulas depositadas nas 14 urnas de votação. Foram mais de 5 horas de apuração, o resultado foi divulgado à meia noite desta quarta-feira (25). Foram 1008 votos válidos. Confira:

Chapa 1 – 378 votos

Chapa 2 – 482 votos

Chapa 3 – 148 votos

Nulo – 4 votos

Branco – 1 voto

A Comissão Eleitoral, presidida por Josidete Barbosa, divulgou a Ata Geral de Apuração dos Resultados na noite de quarta-feira, 25 de novembro. O texto final do documento diz que, as chapas concorrentes receberão a ata, momento que serão intimadas de prazo recursal, conforme o Artigo 87 do Estatuto.  Confira aqui.

Imprensa Sindeducação

26-11-2020

A diretoria do Sindeducação adotou uma série de medidas para garantir a prevenção ao novo coronavírus durante as eleições da entidade sindical, que ocorrerão nesta terça-feira, 24 de novembro, das 7h às 19h. De acordo com a presidente em exercício, a professora Izabel Cristina, o objetivo é preservar a saúde dos mesários, eleitores, candidatos e de todos os profissionais envolvidos no pleito.

Todo o documento foi elaborado dentro dos cuidados que o momento de enfrentamento à Covid-19 exige. O protocolo, segue quatro eixos: higienização, distanciamento físico, controle de fluxo de pessoas e conscientização dos eleitores. Ele foi construído pela diretoria do Sindeducação e aprovado pela Comissão Eleitoral, que conduz os trabalhos para a Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal da entidade. Foram enviadas as observações e sugestões efetivas, que foram acatadas pela presidente da Comissão Eleitoral, professora Josidete Barbosa.

Os protocolos desenvolvidos, por exemplo, seguem à risca os cuidados já adotados pelo sindicato, como a entrada somente de pessoas usando máscaras, a aferição da temperatura na recepção da entidade, a higienização das mãos com álcool em gel 70% (disponível nos 3 pavimentos da sede e nas mesas coletoras).

Os presidentes e secretários de mesas, devem manter a distância mínima e utilizar equipamentos de proteção, como máscaras e viseiras de acrílico. Todos os ambientes terão informações com cartazes com as orientações. Para os horários de refeições, o documento orienta, ainda, sobre o uso de pratos e talheres descartáveis.

Nestas eleições, para evitar aglomerações, foi ampliado o horário de votação, serão doze horas, das 7h às 19h, “É importante ressaltarmos que as recomendações deste protocolos devem ser respeitadas integralmente”, observou a professora Izabel Cristina.

 

Confira o protocolo aqui

Assessoria de Imprensa Sindeducação.

23-11-2020


A Comissão Eleitoral que conduz os trabalhos para a Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal do Sindeducação, alerta para o prazo limite de realização de campanha, que finda nesta segunda-feira, dia 23, às 18h. A comissão solicita aos integrantes das chapas inscritas, que não promovam postagens nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, Linkedin, dentre outros) após esse horário.

A professora Josidete Barbosa, presidente da Comissão Eleitoral, lembra que durante reunião realizada no último dia 20 de outubro, as chapas foram informadas sobre o período de campanha para apresentação das propostas aos professores filiados. O período de campanha foi iniciado no dia 22.10 e se estende até as 18h de hoje, dia 23 de novembro.

A Campanha nas redes sociais pode ser postada, de forma respeitosa, até as 18h do dia anterior à realização da eleição, qual seja, 23 de novembro de 2020”, dispõe documento remetido às chapas.

DIA DA ELEIÇÃO

No dia da eleição fica proibido uso de carro de som nas proximidades do sindicato e boca de urna. As chapas, no entanto, poderão promover campanha visual no dia das eleições, respeitando o distanciamento mínimo de 50 metros do prédio do Sindeducação.

A professora Josidete Barbosa gravou vídeo informando sobre os procedimentos adotados para a realização da votação, nesta terça-feira, dia 24, das 7 às 19 horas, nas mesas receptoras de voto instaladas na sede administrativa do sindicato, localizada na Av. Quatorze, 46 – Cohab Anil III, São Luís – MA, 65050-790.

A presidente ressalta que, para votar, os associados devem comparecer usando, obrigatoriamente, máscara, fazer a higiene das mãos com álcool em gel 70º disponível na entrada do prédio, e apresentar documento oficial de identidade com foto. “Como medida adicional de prevenção, foi convencionado que os associados também devem levar uma caneta para assinar a lista de presença/votação”, pontua.

Serão doze horas de votação, das 7 às 19h, permitindo maior distribuição de presença dos votantes e, por conseguinte, evitando aglomeração nos locais de votação, por isso, seguindo os protocolos recomendados, os professores podem se deslocar para votar sem preocupação”, destaca Josidete.

Imprensa Sindeducação.

23-11-2020

A professora Josidete Barbosa, presidente da Comissão Eleitoral que conduz os trabalhos para a Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal do Sindeducação, gravou vídeo informando sobre os procedimentos adotados para a realização da votação, na próxima terça-feira, dia 24, das 7 às 19 horas, nas mesas receptoras de voto instaladas na sede administrativa do sindicato, localizada na Av. Quatorze, 46 – Cohab Anil III, São Luís – MA, 65050-790.

A presidente ressalta que, para votar, os associados devem comparecer usando, obrigatoriamente, máscara, fazer a higiene das mãos com álcool em gel 70º disponível na entrada do prédio, e apresentar documento oficial de identidade com foto. “Como medida adicional de prevenção, foi convencionado que os associados também devem levar uma caneta para assinar a lista de presença/votação”, pontua.

A Comissão Eleitoral efetivou as medidas, considerando a necessidade de cuidados com a saúde dos professores participantes das eleições. “Serão doze horas de votação, das 7 às 19h, permitindo maior distribuição de presença dos votantes e, por conseguinte, evitando aglomeração nos locais de votação, por isso, seguindo os protocolos recomendados, os professores podem se deslocar para votar sem preocupação”, destaca Josidete.

CHAPAS

Concorrem ao pleito 2020-2024, três chapas inscritas e homologadas pela Comissão Eleitoral. A Chapa 1 “Independência, Compromisso e Atuação”; a Chapa 2 “Da unidade vai nascer a novidade”; e a Chapa 3 “Autonomia, Resistência e Luta”.

Imprensa Sindeducação.

20-11-2020

A Comissão Eleitoral que conduz os trabalhos para a Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal do Sindeducação, publicou Edital informando sobre a ampliação do horário de votação no dia 24 de novembro. Os associados poderão votar das 7 às 19 horas, nas mesas receptoras de voto instaladas na sede administrativa do sindicato, localizada na Av. Quatorze, 46 – Cohab Anil III, São Luís – MA, 65050-790. Anteriormente, só seria possível votar até as 18h.

Para votar os associados devem comparecer usando, obrigatoriamente, máscara, fazer a higiene das mãos com álcool em gel 70º disponível na entrada do prédio, e apresentar documento oficial de identidade com foto. Como medida adicional de prevenção, foi convencionado que os associados também devem levar uma caneta para assinar a lista de presença/votação.

Para edição da medida, a Comissão Eleitoral considerou a necessidade de cuidados com a saúde dos professores participantes das eleições, permitindo maior distribuição de presença dos votantes e, por conseguinte, evitando aglomeração nos locais de votação.

De acordo com a professora Josidete Barbosa, presidente da Comissão Eleitoral, a ampliação do horário de votação não compromete os interesses dos eleitores/professores, pelo contrário, amplia a possibilidade de comparecimento e votação no pleito. “Reunimos no último dia 12 com representantes de todas as chapas participantes, e com a concordância de todos deliberamos pela votação das 7 às 19h no dia 24 de novembro. O pleito sindical fica mais fortalecido com a medida”, avalia.

Abaixo, o Edital com as informações sobre a alteração do horário de votação publicado em edição deste sábado, dia 14, do Jornal O Estado do Maranhão, Cidade.

CHAPAS

Concorrem ao pleito 2020-2024, três chapas inscritas e homologadas pela Comissão Eleitoral. A Chapa 1 “Independência, Compromisso e Atuação”; a Chapa 2 “Da unidade vai nascer a novidade”; e a Chapa 3 “Autonomia, Resistência e Luta”.

CAMPANHA

Após reunião realizada pela Comissão Eleitoral no último dia 20 de outubro, as chapas foram informadas sobre o período de campanha para apresentação das propostas aos professores filiados. O período de campanha foi iniciado no dia 22.10 e se estende às 18h do próximo dia 23 de novembro.

A Campanha nas redes sociais pode ser postada, de forma respeitosa, até as 18h do dia anterior à realização da eleição, qual seja, 23 de novembro de 2020”, dispõe documento remetido às chapas.

No dia da eleição fica proibido uso de carro de som nas proximidades do sindicato e boca de urna. As chapas, no entanto, poderão promover campanha visual no dia das eleições, respeitando o distanciamento mínimo de 50 metros do prédio do Sindeducação.

Imprensa Sindeducação.

14-11-2020

As três chapas inscritas poderão fazer campanha no período de 22.10 a 23.11

A Comissão Eleitoral que conduz os trabalhos para a Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal do Sindeducação, acatou pedido feito pela atual Direção Sindical, protocolado a partir de solicitações de diversos professores associados para adiar a eleição, anteriormente marcada para o próximo dia 24 de outubro.

Na decisão, proferida no último dia 13, e remetida aos representantes de todas as chapas inscritas, a Comissão remarcou a data da eleição para o próximo dia 24 de novembro. Pelo documento, a votação ocorrerá na Sede Administrativa do Sindeducação, localizada na Av. Quatorze, 46 – Cohab Anil III, São Luís – MA, 65050-790, das 8 às 18h.

Para votar, associados devem comparecer usando, obrigatoriamente, máscara, higienizar as mãos com álcool em gel disponível na entrada do prédio, e apresentar documento oficial de identidade com foto.

CHAPAS – Concorrem ao pleito 2020-2024, três chapas inscritas e homologadas pela Comissão Eleitoral. A Chapa 1 “Independência, Compromisso e Atuação”; a Chapa 2 “Da unidade vai nascer a novidade”; e a Chapa 3 “Autonomia, Resistência e Luta”.

CAMPANHA – Após reunião realizada pela Comissão Eleitoral nesta terça-feira, dia 20, as chapas foram informadas sobre o período de campanha para apresentação das propostas aos professores filiados. O período de campanha foi iniciado às 6h desta quinta-feira, dia 22, e se estende às 18h do próximo dia 23 de novembro.

“A Campanha nas redes sociais poderá ser postada, de forma respeitosa, até as 18h do dia anterior à realização da eleição, qual seja, 23 de novembro de 2020”, dispõe documento remetido às chapas.

No dia da eleição fica proibido uso de carro de som nas proximidades do sindicato e boca de urna. As chapas, no entanto, poderão promover campanha visual no dia das eleições, respeitando o distanciamento mínimo de 50 metros do prédio do Sindeducação.

22-10-2020
1 2 3