A posse da nova gestão – Unidade e Luta por Mais Direitos – que vai estar à frente do Sindicato no quadriênio 2024-2028, foi um momento de catarse e orgulho para a categoria que constrói diariamente, nas lutas nas salas de aula e nas ruas na defesa dos direitos e contra todo tipo de opressão, a história de mais de 52 anos do Sindeducação, responsável por consideráveis avanços na educação pública municipal.
Podia-se ver a satisfação nos rostos de professores e professoras que compareceram à Assembleia convocada, segundo o Estatuto, pela gestão que se encerrou nessa ocasião e dirigida pela Comissão Eleitoral que regeu o processo, que deu posse ao eleitos e eleitas da nova diretoria e do Conselho Fiscal (este, por sua vez, foi reconduzido, na íntegra, pela categoria para mais um mandato).
Essa satisfação é em razão dos testemunhos de outras organizações sobre a importância de seu sindicato para a cidade de São Luís e para o estado, e mesmo para a defesa da Educação Pública no país. Ao se ouvir expressões como “este sindicato dá aula na luta em defesa de sua categoria e nas lutas da classe trabalhadora”, ditas por outros sindicatos e movimentos sociais igualmente referências nessas lutas, o sorriso ia se formando na plateia.
A isso, misturava-se o reconhecimento dos e das (re) eleitos (as) para o novo mandato, reforçado com o filme que abriu os trabalhos, que trouxe a rememoração de importantes batalhas travadas pela gestão que findava, como o reajuste conquistado na greve de 2022; a reforma de boa parte das escolas que se encontravam praticamente abandonadas durante a pandemia; e mesmo a luta pelo abono Fundef, com a qual a prefeitura tentou dividir a categoria, e que foi tocada pela diretoria ouvindo e fazendo cumprir deliberações das Assembleias.
A gestão que agora se inicia não começa do nada, não tem que refundar o sindicato. Mas também não é mero continuísmo. Fica o desafio de, com todo o reconhecimento, fazer valer a música por eles e elas dotada durante a última campanha: “Se muito vale o já feito, mais vale o que será”.
Veja imagens desse momento no Instragram.