Dia dos Aposentados e Aposentadas

O Dia do (a) Aposentado (a) é comemorado na data de hoje em homenagem à primeira lei brasileira que instituiu a previdência social, criada em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes, Lei Eloy Chaves. O Decreto nº 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.

O Sindeducação celebra os professores e professoras aposentados (as) da rede pública do município e reconhece todos os serviços prestados para a educação pública de São Luís. É importante também agradecer a dedicação e o trabalho desses profissionais que muito contribuíram para valorização e profissionalização da carreira docente na capital maranhense, através da luta pelo reconhecimento dos docentes na década da educação, após aprovação da LDB de 1996, da luta pela realização de concursos público na rede e da luta pela atualização do estatuto do magistério. Agradecer por esses profissionais seguirem construindo e apoiando a história do Sindeducação.

Ainda que este dia seja de justas homenagens e celebrações, devemos também dar visibilidade às dificuldades e problemas que a classe está enfrentando, entre eles, mais de cinco anos sem reajuste salarial, o ataque ao direito de aposentadoria, pela Reforma da Previdência de 2019, a exclusão da assistência social e à saúde como serviços e atividades prestados pelo Ipam, especialmente neste momento tão necessário para os 9as) servidores (as).

O Sindeducação inclui em seu calendário de mobilização essa data tão importante e reforça seu compromisso de trabalhar pelo respeito aos direitos de carreira dos (as) seus trabalhadores (as) aposentados (as), de defender o respeito à integridade física e mental, de todos e todas e buscar a valorização daqueles que tanto já se dedicaram à multiplicação do conhecimento e à defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *