SINDEDUCAÇÃO – NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE AOS SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS E AO SINDISCAM
“Ainda fazem da flor seu mais forte refrão
E acreditam nas flores vencendo o canhão” (Geraldo Vandré)
É com tristeza e perplexidade que recebemos a notícia do tratamento autoritário e da falta de decoro dispensada pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB/MA), aos servidores concursados da Casa e ao seu sindicato, o Sindiscam, que estão em plena Campanha Salarial por valorização, quando, em reunião na última quarta-feira, 18 de junho de 2025, foram tratados com desrespeito pelo presidente Paulo Victor.
Como ato da Campanha Salarial, servidores distribuíam flores nas dependências da Casa, e seriam recebidos pelo presidente, que não se dignou a ouvir os argumentos do Sindicato pela revisão salarial, nem ao menos a receber os estudos técnicos do Sindiscam que indicam a viabilidade de atendimento às suas reivindicações.
Paulo Victor sequer reservou tempo para a reunião agendada, não demorando nem o necessário para ouvir a proposta dos servidores: o atraso do presidente ao encontro foi muito mais demorado que os poucos minutos que gastou para desqualificar o trabalho do sindicato e, por conseguinte, aqueles que a instituição representa legítima e constitucionalmente.
O Sindeducação repudia esse tipo de comportamento por parte do presidente da Câmara Municipal de São Luís, corroborando a unidade dos trabalhadores que, por meio de várias entidades, vêm reprovando essa atitude autoritária que não cabe nos dias de hoje, em que vigora a democracia.
Instamos o presidente Paulo Victor a se retratar com os trabalhadores da Casa e com a instituição que os representa, em nome da imagem da Câmara de Vereadores de São Luís.
Aos servidores e ao Sindiscam, reafirmamos nossa irrestrita solidariedade e apoio na luta.
São Luís, 23 de junho de 2025.
A Diretoria do Sindeducação
