Nesta quinta-feira, 5 de janeiro, a diretoria do Sindeducação, representada pela presidente Sheila Bordalo e pela secretária de Comunicação, Ana Paula Martins, retomou as visitas às escolas da rede municipal. Agora, com o objetivo de fiscalizar as obras e reparos que a Prefeitura de São Luís ficou de realizar no período de férias, a fim de cumprir a promessa feita durante a greve de 2022, de que TODAS as escolas seriam reformadas.
Desta vez, a UEB visitada foi a José Assub, localizada na comunidade do Santa Cruz. Conforme constatado in loco, o prédio que necessita de reformas estruturais, está recebendo apenas reparos, tais como: substituição de paredes de gesso, pintura das paredes, troca de ventiladores e de telhas quebradas.
Não foi feita análise da rede hidráulica e elétrica, além disso, os equipamentos sanitários não serão trocados. A principal demanda da escola, os problemas advindos do período de chuva, pelo que se percebe não serão sanados, pois quando chove a escola é inundada pelo teto e pelo sistema de esgoto, mas não há previsão de que o teto e o forro serão trocados ou que haverá uma obra na rede de drenagem.
Além disso, a escola não tem ventilação natural e tem aparelhos de ar-condicionado que estão queimados porque não tem subestação, e não há na ordem de serviço a instalação dessa melhoria.
A diretoria do Sindeducação fará neste mês de janeiro visita às escolas da rede a fim de gerar um relatório das condições estruturais para retorno das aulas do ano letivo de 2023.
Veja as imagens: