UFMA – CURSO DE PEDAGOGIA COMEMORA, NESTA SEGUNDA-FEIRA, 64 ANOS DE CRIAÇÃO

UFMA

SÃO LUÍS – Nesta segunda-feira, 22, o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão comemora 64 anos desde a sua criação em 15 de agosto de 1952. O curso funcionava na então Faculdade de Filosofia de São Luís e foi autorizado para entrar em vigor em 23 de abril de 1953.

Na época, a organização curricular do curso de Pedagogia concedia grau de bacharel a quem realizasse três anos em conteúdos específicos da área e grau de licenciado àqueles que cumpriam mais um ano no curso de didática. No entanto, essa matriz curricular teve sua vigência até os anos de 1960 quando são implantados, dentre outros, os departamentos de Educação e as habilitações em: Magistério do Ensino Normal, Administração Escolar de 1º e 2º Graus, Inspeção Escolar de 1º e 2º Graus, Supervisão Escolar de 1º e 2º Graus e Orientação Educacional.

Nos anos de 1980 eclodem, em todo o país, debates em torno da docência, considerando-a como base da identidade do pedagogo, contudo, permanecem as habilitações com alterações, mantendo a Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional até a Reforma curricular seguinte, ocorrida somente em 2001 e 2007.

A reformulação do curso de Pedagogia, em 2007, teve foco na formação docente que atendesse às especificidades dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Educação Infantil, bem como aos pressupostos da Gestão democrática de Sistemas Educacionais e unidades escolares, da Educação Étnico–Racial e Bilíngue, da Educação de Jovens e Adultos, da Educação Especial e do Campo, dando destaque à iniciação científica desde o 3º semestre letivo.

Atualmente, novas discussões deverão acontecer sobre a organização curricular do curso de Pedagogia, onde definirá as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior (licenciaturas, formação pedagógica e formação continuada). Este percurso, em interface com o contexto brasileiro, tem respaldo nos movimentos de reformas educacionais e luta dos professores na construção da identidade, do perfil profissional e do estatuto epistemológico da Pedagogia.

Desse modo, entre discursos conservadores e críticos que sustentam, historicamente, a formação cultural e epistêmica do curso, tanto os alunos quanto os professores reivindicam uma base curricular que tenha como pressuposto a docência e o direito à educação. Estas discussões virão à tona durante a programação de comemoração aos 64 anos do curso de Pedagogia, no momento em que os participantes discutirão os programas e projetos desenvolvidos por professoras da Pedagogia da UFMA e as ações de formação desenvolvidas por professores da área de História da Educação do curso.

A programação traz ainda uma discussão sobre o curso de Pedagogia da UFMA, na visão de ex-alunos e a palestra da professora do Mestrado em Educação, Diomar das Graças Motta, que falará sobre as histórias e memórias dos 64 anos do curso.

Os professores do departamento de Educação II, Acildo Leite e Carlos Dublante escreveram um artigo intitulado “A flor-de-lis: os 64 anos do curso de Pedagogia da UFMA”. Nele, os docentes falam do cenário da educação brasileira, contando como surgiu a Pedagogia e sua história e curiosidades.

Clique para ler o artigo na íntegra!

Programação

Dia 22/08/2016 (segunda-feira)

14h às 18h

14h: Solenidade de Abertura

15h: O Curso de Pedagogia da UFMA na visão de ex-alunos/as

16-18h: II Seminário de História da Educação Brasileira: Programas e projetos desenvolvidos por professoras/es doCurso de Pedagogia da UFMA.

Palestrantes: Discentes do 2º Período do Curso de Pedagogia do turno vespertino.

18h às 21h30

18h: Os 64 anos do curso de Pedagogia da UFMA: histórias e memórias

Palestrante: Prof.ª Dr.ª Diomar das Graças Motta

18h30 às 21h30h: II Seminário de História da Educação Brasileira: Ações de formação desenvolvidas por professores da área de História da Educação do Curso de Pedagogia da UFMA.

Palestrantes: Discentes do 2º Período do Curso de Pedagogia do turno noturno e Discentes do 3º Período do Curso de Pedagogia do turno vespertino.

Potral da UFMA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *