Sindeducação compareceu ao local, imediatamente, para averiguar situação e cobrar providências. Sindeducação vem denunciando, desde 2013, situação das escolas municipais de São Luís.
A diretoria do Sindeducação esteve na tarde desta segunda feira (27.03) na UEB Darcy Ribeiro onde o teto de uma das salas de aula desabou. No momento da tragédia, cerca de 30 alunos do sexto ano estavam em sala com a professora. Segundo informações dos professores da escola, pelo menos 05 alunos e a professora ficaram feridos, com escoriações pelo corpo e ferimentos (cortes) na cabeça.
As denúncias aos problemas de infraestrutura na UEB Darcy Ribeiro são desde 2013. Questões básicas, como falta de água, falta de infraestrutura do telhado da escola e da quadra, problema na rede elétrica e hidráulica, a escola já passou por algumas invasões e ações de vandalismo. “Já fizemos várias denúncias a Semed e os professores da escola também denunciaram ao Ministério Público. Cobramos da Semed desde 2014 , com ofícios e documentos, mas nenhuma providência foi tomada. São várias escolas cheias de problemas estruturais, essa é uma tragédia anunciada, disse a presidente do Sindeducação Elisabeth Castelo Branco.
“Vivemos hoje momentos de terror, cenas horríveis. Nós que estamos na sala de aula nunca imaginamos passar por isso. Agora tenho muito medo de voltar a dar aula, pois a escola Darcy Ribeiro faz muito tempo que está na UTI”, desabafou uma professora da UEB.
A arquiteta da Defesa Civil, Kelky Pereira, que fez a vistoria na escola, disse que agora deverá ser feita uma supervisão pela Semed, de toda a cobertura para saber se a escola esta adequada para funcionalidade. A parte que cedeu vai ser toda refeita. A escola só volta a funcionar normalmente depois da supervisão.
Mais problemas
Além das goteiras e infiltrações que estão presentes na UEB Darcy Ribeiro, um outro problema grave da escola é a quadra de esportes que está completamente depredada e abandonada. Uma parte do teto já caiu e o restante da estrutura está toda comprometida, sendo consumida pela ferrugem.
Segundo Maria Luciano, mãe de aluno, faz dois anos que eles esperam por uma reforma. “Eu quero saber como mãe, como vai ficar a educação do meu filho, já faz dois anos que eles mandam reformar isso aí e nunca sai. Agora eu fico com medo do meu filho voltar para a escola”.
Falta de infraestrutura
Os problemas de infraestrutura nas escolas da rede municipal de São Luís são recorrentes. Além da UEB Darcy Ribeiro, o Sindeducação recebeu denúncias, na semana passada, da UEBs como a Mata Roma e Nascimento de Moraes, localizadas na Cidade Operária, as UEBs Raimundo Chaves e Henrique de Lá Roque na região do Bacanga, a UEB Dom Delgado, na Vila Conceição, Bairro do São Raimundo.