Sindeducação retorna à UEB Darcy Ribeiro para averiguar a situação após o desabamento do teto

1

Um episódio grave, ocorrido na tarde de ontem na UEB Darcy Ribeiro, deixou alunos e uma professora ferida. O teto de uma das salas desabou durante a aula. A comunidade escolar viveu momentos de pânico e ainda permaneceu traumatizada com o acidente. Felizmente, as pessoas atingidas não sofreram ferimentos graves, no entanto o dano moral deverá ser reparado.

Foto 2IMG-20170327-WA0005

O fato repercutiu e causou angustia em toda a sociedade. A realidade de precarização da rede municipal de São Luís é de conhecimento geral e também dos órgãos competentes, inclusive do Ministério Público. O Sindeducação vem ao longo dos anos acompanhando e denunciado o descaso e a omissão dos governos municipais com a educação pública da capital. “A entidade sindical assume com responsabilidade o seu papel e temos, desde 2013, denunciado a situação caótica das unidades de ensino, que não apresentam condições básicas para abrigar de docentes e discentes. Já fomos até ao Ministério Público Federal, apresentar dossiê do quadro estrutural das escolas e pedir a investigação da aplicação dos recursos da educação em São Luís, mas o pedido foi arquivado. E, nós permanecemos firmes e pontuais na cobrança”, frisou a presidente do Sindeducação.

Durante a manhã, a presidente do sindicato retornou à unidade de ensino para averiguar as medidas que estão sendo tomadas pelo poder público municipal. De acordo com informações colhidas no local, a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Educação já está realizando os procedimentos para dar início à reforma da unidade de ensino. “O que ocorreu na UEB é um alerta para a gestão pública que precisa efetivamente iniciar uma gestão séria e responsável de políticas públicas para Educação. Não vamos esperar que uma fatalidade aconteça, são necessárias ações de políticas educacionais concretas que representem uma restruturação de toda a rede de ensino”, acentuou a presidente.

2 3

A professora, Elisabeth, também esteve na Câmara dos Vereadores de São Luís conversando com os representantes do povo, oportunidade em que solicitou medidas efetivas de fiscalização em relação aos recursos aplicados na educação.

O Sindeducação também acionou o Ministério Público do Maranhão, requerendo a intervenção imediata do órgão em defesa da garantia da segurança dos professores e alunos e, assim como na fiscalização de toda a rede de ensino.

A entidade sindical já entrou em contato com a professora lesionada no acidente, e tomará todas as providências necessárias no que diz respeito a assistência jurídica da mesma.

“Nós temos uma luta incansável pela qualidade da educação pública de São Luís; visitamos escolas, denunciamos aos órgãos competentes e cobramos. E, quando ocorre um fato como este, nos vem a sensação de angustia e revolta, pois a gestão pública sabe de suas responsabilidades”, finalizou a professora Elisabeth.

Dossiê Darcy Ribeiro

Veja mais denúncias do Sindeducação em relação à situação da UEB Darcy Ribeiro:

Falta de segurança: U.E.B Darcy Ribeiro e Rubem Almeida são alvos de incêndio criminoso

UEB Darcy Ribeiro sofre com a falta de água e a infraestrutura precária

Educadores da Escola Darcy Ribeiro paralisam atividades

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *