Sindeducação realiza Assembleia Geral Extraordinária para tratar da campanha salarial 2017

IMG_4620

O Sindeducação deu a largada nas atividades para o ano de 2017. Na manhã desta sexta-feira, 13, o sindicato realizou a Assembleia Geral Extraordinária que teve como pauta o reajuste da tabela salarial de vencimento; a implantação dos direitos estatutários, processo de eleição dos delegados sindicais nas UEB’s; criação do fórum de discussões e elaboração de plano de reação à reforma da previdência, construção da Pauta de reivindicação 2017 e eleição de membros da base (dois titulares e dois suplentes) para compor a mesa de negociação.

Como esse foi o primeiro encontro do ano, foi apresentada a nova diretoria do SINDEDUCAÇÃO, eleita no último dia 26 de outubro de 2016 e empossada em novembro. A chapa liderada pela Professora Elisabeth Ribeiro Castelo Branco, Resistir, Lutar e Avançar nas Conquistas fortaleceu o compromisso de continuar a luta pela classe, trabalhando para garantir que os direitos dos professores da rede pública municipal sejam respeitados e que a categoria, cada vez mais, seja valorizada.

IMG_4576

“Vamos lutar para que a nossa profissão não seja desvalorizada. Com a aprovação da PEC 55 teremos árduos desafios, serão 20 anos de luta” enfatizou a presidente do Sindeducação, Elisabeth Ribeiro Castelo Branco.

Construção da Pauta de Reivindicação 2017

A proposta do Sindicato para a construção da Pauta de Reivindicação 2017 foi dividir o documento em sete pontos, cada um com suas especificidades. Segundo a professora Elisabeth, “o ideal para a elaboração da Pauta é que a categoria se envolva na construção dos pontos de reivindicação, queremos que todos os professores, os da Educação Infantil, do EJA, das séries iniciais, das séries finais, de Educação Física e da Educação Especial façam a sua contribuição enviando sugestões para o nosso sindicato; com a união de todos, vamos ter um resultado melhor e pontual para todas as esferas da nossa categoria”.

A prévia da pauta de reivindicação está disponível no site do sindicato (link) e os professores terão dez dias para inscrever suas ideias, sugestões encaminhado um email para o endereço eletrônico do SINDEDUCAÇÃO: jornalismosindeducacao@gmail.com.

IMG_4647

Campanha Salarial 2017

Em um dos pontos mais importantes da Assembleia, foram discutidas estratégias para a elaboração das reivindicações da Campanha Salarial de 2017. De forma coesa e responsável, a presidente do Sindicato dos Professores da rede municipal de São Luís, Elisabeth Ribeiro Castelo Branco, explanou sobre o atual momento político que passa o Brasil, Estado e o Município. Expôs os principais problemas da categoria que passa, ainda, pela falta de valorização do professor, péssimas condições de trabalho, falta de infraestrutura nas escolas, dentre outras problemáticas.

Depois de um estudo aprofundado sobre os dados do Censo, do repasse do FUNDEB de 2016 e o orçamento para 2017, a proposta do Sindeducação para a categoria foi de reajuste de 7,64%, mais o parcelamento das perdas salariais de 2012 a 2016, perdas essas que somam 16,7%, em quatro parcelas de 4,17% até 2020, com pedido ainda de gratificação de incentivo à docência de R$ 400,00.

IMG_4657

Ainda como parte das deliberações da Assembleia Extraordinária foram escolhidos, por meio de votação, os professores da base serão integrados na mesa de negociação de 2017. Os quatro professores escolhidos pela maioria dos presentes, dois titulares e dois suplentes, foram os professores: titulares – Rodrigo Goulart, 26 votos; professora Cássia Miranda, 25 votos; e suplentes professor Leonel, 20 votos e professor Odiliogério com 20 votos.

IMG_4729