Na tarde desta terça feira (20), os diretores do Sindeducação participaram do “Dia Nacional do Esquenta para a Greve Geral”, ato convocado pelas centrais sindicais e que teve o objetivo de convocar os trabalhadores e a sociedade em geral para a Greve Geral marcada para o dia 30 de junho contra os projetos de reformas que atacam os direitos de toda a classe trabalhadora.
A concentração aconteceu na Praça João Lisboa e contou com a participação dos sindicatos e das centrais sindicais (CUT, CTB, CSP-Conlutas, CSB, Força Sindical, NCST). Os manifestantes saíram em caminhada pela Rua Grande panfletando e explicando para a sociedade a nocividade das propostas de reforma trabalhista e da Previdência que tramitam no Congresso Nacional e pedindo a saída do Presidente ilegítimo, Michel Temer do poder.
“Hoje estamos nesse corpo a corpo com a população explicando a importância de estarmos nas ruas contra as reformas de Michel Temer que vai desmontar a CLT e o sistema previdenciário brasileiro. Não podemos deixar que um presidente ilegítimo que não tem o mínimo de aprovação dos brasileiros e um congresso corrupto retire os nossos direitos adquiridos” disse a presidente do Sindeducação, Elisabeth Castelo Branco.
Durante a mobilização, os integrantes dos sindicatos e das centrais comemoraram a derrota por 10 a 09 da proposta da Reforma Trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.
“A força das nossas mobilizações dá resultados. Paramos o Brasil no dia 28 de abril, fizemos um movimento histórico em Brasília no dia 24 de maio, onde mais de 150 mil trabalhadores ocuparam Brasília contra as reformas e diretas já e estamos preparando uma nova Greve Geral no dia 30. Hoje entendemos que os nossos esforços já estão sendo entendido pelos parlamentares e já podemos colher frutos dessas mobilizações como a derrota de Temer hoje na Comissão de Assuntos Sociais. Temos que continuar mobilizados, com a nossa união vamos conseguir derrubar o Michel Temer e essas reformas que querem acabar com a vida dos trabalhadores, pontuou a professora Elisabeth Castelo Branco.
Seguindo a agenda de lutas, amanhã (21.06) uma plenária vai acontecer no Auditório do Sindicato dos Bancários, às 18h30, onde vão ser discutido os encaminhamentos e detalhes da Greve Geral do dia 30 de junho. Todos estão convidados! Centrais, sindicatos, movimentos sociais e a sociedade em geral.