A reação nas ruas continua sendo forte! Mais de 457 atos do #19JForaBolsonaro foram realizados em 438 cidades do Brasil neste sábado, 19 de junho, segundo estimativas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Em São Luís, cumprindo os protocolos sanitários, como uso de máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social, a diretoria do Sindeducação fez o percurso da Praça Deodoro até a Maria Aragão na mobilização que pede o impeachment do presidente Jair Bolsonaro e seu vice, Mourão. A defesa da vida dos brasileiros, dos trabalhadores, em investimentos em educação, pela retomada do auxílio emergencial de R$ 600 e contra a Reforma Administrativa e privatizações foram pautas da manifestação.
Na oportunidade do ato, a presidente do Sindeducação, Sheila Bordalo e a secretária de comunicação, Ana Paula Martins discursaram para alertar aqueles que ainda não conseguem enxergar todas as atrocidades que o governo genocida vem fazendo no país. “Nós, professores, estamos vivenciando um momento difícil, o governo Bolsonaro retira mais de R$ 5 bilhões da educação, enquanto isso, estamos tirando dinheiro do nosso próprio bolso para custear o ensino remoto e assumindo inúmeras responsabilidades. Em São Luís, por exemplo, nem 10% das escolas têm condições de um retorno presencial seguro e o governo quer obrigar, com o PL 5595/2020 o retorno às aulas nas escolas. Por isso, estamos aqui defendendo, em primeiro lugar, as vidas. É hora de unidade para garantir a democracia para que, em 2021, nossa luta esteja mais fortalecida e possamos derrotar Bolsonaro nas urnas”, declarou a presidente do Sindeducação, Sheila Bordalo.
O protesto “Fora, Bolsonaro!” também contou com manifestações artísticas, o dirigente do Sindeducação, Joseilton Melonio, fez uma apresentação cantando a música “Pra não dizer que não falei de flores”, de Geraldo Vandré, em ritmo de bumba meu boi.
____
IMPRENSA SINDEDUCAÇÃO