O Sindeducação não descansou até garantir que os compromissos firmados na retomada da mesa de negociação, ocorrida no último dia 1 de setembro, fossem cumpridos. Um dos primeiros pontos exigidos pela entidade sindical foi a devolutiva monetária das faltas descontadas sobre os salários dos professores grevistas, e, hoje, foi confirmado o ressarcimento integral dos valores.
“Fomos incisivos e insistentes para que a devolução ocorresse o mais rápido possível, uma vez que muitos professores só tem essa fonte de renda e, é de onde sai o custeio para as necessidades cotidianas”, salientou a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco.
Durante o início da semana, a diretoria do Sindeducação esteve mobilizada nas visitas às escolas e ao Ministério Público, visando acompanhar o andamento dos trabalhos, bem como verificar a situação dos espaços escolares. Agora, o Sindeducação acompanhará o estudo contábil sobre a aplicação detalhada dos recursos do Fundeb e da folha do magistério.
Os professores da rede pública municipal de São Luís ocuparam a Secretaria Municipal de Educação (Semed) como forma de chamar a atenção do poder executivo para a retomada das negociações que haviam sido suspensas. Os professores foram aguerridos e conseguiram pressionar a Semed à retomar o diálogo, obtendo a resolução de um dos impasses, visto que a pasta não queria liberar as documentações necessárias para a análise.