Sindeducação cobra transparência no processo de Ampliação de Matrículas.

Ontem, 5 de agosto, a Prefeitura de São Luís promoveu uma Solenidade de entrega de portarias de ampliação de jornada de trabalho para 40 horas aos (às) professores (as) que participaram do processo seletivo de Ampliação de Matrículas. O evento aconteceu na UEB Luís Viana e suscitou uma série de reclamações e questionamentos.

Primeiro, o cerimonial convidou uma quantidade de professores maior que a capacidade do auditório da referida unidade de ensino, de forma que vários (as) professores (as) não puderam participar da atividade e ficaram do lado de fora da escola, inclusive preocupados em não receber o documento, considerando que a informação dada durante o evento foi que já na segunda, dia 8 de agosto, começariam a trabalhar com a nova carga horária.

Segundo, toda essa confusão e desencontros de informações só estão acontecendo porque a solenidade ocorre sem que antes tenha sido publicada a convocatória dos aprovados, que deve se dar por meio do Diário Oficial do Município, para que todos possam acompanhar a convocação pela ordem de classificação no seletivo.

Outro questão a ser verificada diz respeito aos professores que tiveram sua avaliação curricular realizada de forma incorreta e que estão ainda com análise dos recursos pendentes.

A realização do processo de ampliação por meio de Edital é uma pauta histórica da categoria, para que se tivesse transparência e democracia na participação. Por isso, esperamos que os vários problemas encontrados neste processo sejam sanados, a exemplo da plataforma precária, que dificultou bastante a inscrição, além da demora e dificuldade na emissão de declarações de tempo de serviço na rede e a falta de respostas objetivas e rápidas aos (às) professores (as) que não apareceram na primeira lista de classificados, bem como as várias falhas na análise dos recursos.

O Sindeducação permanece acompanhando todo o processo e já encaminhou documento à Secretaria Municipal de Educação (Semed) e aos Recursos Humanos, cobrando transparência na publicação das convocatórias e prioridade na lotação dos (as) professores (as) que participaram do processo de Unificação. Nesta segunda-feira, 8 de agosto, nossa diretoria fará plantão o dia todo nesses locais.

Vale lembrar que, durante a solenidade de entrega das portarias de ampliação, o prefeito afirmou que os (as) professores (as) são os bens mais preciosos da educação de São Luís. É uma afirmação sempre defendida pelo Sindeducação, inclusive acrescentando que são esses profissionais os principais responsáveis pela qualidade da educação na cidade.

Mas devemos advertir o prefeito de que a valorização do magistério se faz também com ações concretas, como valorização da carreira, com reajuste salarial justo, com titulações e progressões pagas em dia, com políticas de formação que garantam a todos os direito de licença para mestrado e doutorado.

Durante toda a greve mostramos que a Prefeitura tinha sim condições de reajustar nossos salários com um percentual maior que 10,06%. E o prefeito terá oportunidade de demonstrar a sinceridade de suas palavras a partir desse mês de agosto, em que será discutida na Câmara de Vereadores a Lei Orçamentária Anual – LOA, de 2023.

#Sindeducacao50anos

#osprofessoresmerecemvalorizacaoerespeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.