Sindeducação apura denúncia de reunião de planejamento presencial em escola sem condições

A diretoria do Sindeducação visitou hoje, 5 de outubro, a UEB Dom José Medeiros Delgado, na Vila Cascavel, após denúncia realizada pelos professores e conferiu de perto os problemas que a unidade enfrenta ameaçando a integridade física e a saúde dos profissionais que foram convocados pela gestão da escola para a realização de planejamento para a retomada das aulas presenciais.

Sem oferecer segurança em suas instalações, conforme é visto nas fotos retiradas pela diretoria do Sindeducação, parte do forro da escola está caindo, há infiltração nas paredes e, além disso, a unidade está sem água na caixa, após a bomba ter sido levada por vândalos. Para tentar contornar a situação, a gestão da UEB solicita um caminhão pipa a cada dois dias, porém, tem semanas que o serviço não é fornecido e os profissionais que se encontram na escola ficam sem água até para beber. Durante a visita do Sindeducação, a diretoria ainda constatou que a escola não está fazendo aferição de temperatura dos professores que estão na unidade desde ontem em planejamento. Outro ponto delicado trata-se de infestação de pombos no local, há fezes da ave espalhadas em vários locais.

Ao sindicato a categoria recorre pedindo apoio, pois teme uma outra onda de pandemia da covid-19, e também se queixa do assédio sofrido, pois a Semed vem exigindo que os profissionais estejam presencialmente nas escolas realizando reunião de planejamento – fato que poderia ocorrer por plataformas virtuais, já que o local não oferece condições sanitárias básicas. Ao constatar que a denúncia procedia, a diretoria do Sindeducação acionou o Ministério Público do Estado do Maranhão para que o órgão tome providencias cabíveis.

Em tempo: após a vistoria do Sindeducação realizada na manhã de hoje, os professores das escolas informaram ao sindicato que a gestão da UEB Dom Delgado tomou a decisão de suspender a reunião de planejamento que estava ocorrendo. Segundo foi informado as atividades foram remarcadas, porém, não há data prevista de retomada.

 

______

IMPRENSA SINDEDUCAÇÃO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *