Desde o dia 11 de fevereiro, a diretoria do Sindeducação acompanha a entrega dos chromebooks aos professores da rede pública municipal de São Luís. A ferramenta, como nossa entidade já se manifestou anteriormente, era uma demanda muito sentida pela categoria, pois a Educação da nossa capital, necessita com urgência de mais investimentos e melhorias.
A Prefeitura de São Luís estabeleceu um cronograma para a entrega dos computadores que findará neste sábado, 25 de fevereiro até o meio dia aos professores do Ensino Fundamental- lembrando que, todos aqueles que não puderem comparecer dentro da agenda estabelecida, têm entre os dias 27 e 28 para receber o aparelho.
Nós, do Sindeducação, já havíamos feito críticas à logística dessa entrega, assim como muitos professores, entre as maiores queixas estava justamente em relação aos prazos e horários estipulados, já que, em dias úteis, por exemplo, muitos dos docentes trabalham em outras redes, como a estadual, particular, ou de outros municípios da Região Metropolitana de São Luís e, como era imaginado: a 3ª etapa desta entrega começou com muitos transtornos.
Na data de ontem (23), o grande quantitativo de professores do Ensino Fundamental sobrecarregou a dinâmica da entrega dos chromebooks. No local, no Parque do Bom Menino, não haviam funcionários da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em quantidade suficiente para dar conta de toda a demanda, muitos (as) professores (as) ficaram durante mais de três horas na fila, além disso, os portões foram fechados às 17h, ou seja, com uma hora de antecedência, o que gerou muita reclamação.
A diretoria do Sindeducação esteve no local e questionou os servidores da Semed sobre o problema, mas a única resposta dada foi que a quantidade de computadores disponibilizada para o dia foi insuficiente, com isso, muitos docentes retornaram para suas casas sem receber o aparelho.
O Sindeducação acredita que seria bem mais prático para todos (as) se a Semed enviasse a quantidade certa de aparelhos para as escolas, já acompanhados do termo de responsabilidade de uso que foi levado às UEBs para que os (as) professores (as) assinassem.
Nossa entidade espera que nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, a Semed tenha encontrado uma maneira melhor de atender a categoria e que isso se estenda até a repescagem, marcada para os dias 27 e 28 de fevereiro.