50 anos Sindeducação| Sentimento de orgulho pela trajetória de luta marca sessão solene na Câmara Municipal em homenagem aos 50 anos do Sindeducação.

Com proposição dos co-vereadores do Coletivo Nós (PT), a Câmara Municipal de São Luís realizou na tarde dessa segunda-feira, 29 de agosto de 2022, sessão solene para homenagear os 50 anos de atividades do Sindeducação. 

O evento, que contou com a presença da gestão “Da unidade vai nascer a novidade”, Ministério Público do Maranhão, entidades de classe parceiras, antiga gestão, funcionários do sindicato e demais convidados especiais, destacou a atuação do Sindeducação, desde sua fundação até a atualidade, como uma das entidade mais combativas do estado e sua referência por conseguir agregar um grande número de servidores (as) filiados (as) na capital maranhense, como destacou,  em sua fala, o co-vereador Enir Ribeiro.

Durante mais de 3 horas, em discursos emocionantes, saudosistas e com sentimentos de pertencimento, antigos diretores e atuais destacaram que o Sindeducação, ao longo de sua trajetória, se consagrou como uma entidade – mesmo com caráter de associação quando foi fundada, que sempre esteve ao lado da categoria em lutas que atravessaram os cenários mais adversos nessas 5 décadas –  desde a Ditadura Militar até o atual governo Bolsonaro, que se destaca como um dos maiores inimigos da educação no país. 

Para os dirigentes, o mote escolhido para celebrar os 50 anos do Sindeducação, “LUTA, ESPERANÇA E CORAGEM” refletem perfeitamente a história da entidade, marcada pela coragem e firmeza na defesa dos interesses da categoria dos (as) professores e na busca por uma educação pública de qualidade.  Os dirigentes destacaram que o Sindeducação despontou nos últimos anos, principalmente após as greves históricas de 2014 e 2022, como um instrumento de organização, superação e avanço da classe trabalhadora na capital maranhense.

“O Sindeducação passou por várias mudanças ao longo destes 50 anos, evoluindo para práticas voltadas efetivamente para os interesses da nossa categoria e, consequentemente, para a sociedade. Neste longo período, aprendemos a dialogar e trabalhar junto ao Poder Judiciário, Poder Executivo e Legislativo, mas também a buscarmos o enfretamento, quando necessário. Os resultados nem sempre foram o que almejávamos para a época, mas são conquistas históricas que exigiram esforços de todos os agentes dessa história e essas lutas devem ser reconhecidas e servir de lição”, avaliou a diretoria. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.