São Luís do Maranhão – 404 anos

sao-luis

O Teu presente: Ser Uma Cidade Herança de Deus.

 “Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança”. Salmos 33:12

Fundada no dia 8 de setembro de 1612, situada em pleno Golfão Maranhense, à entrada da Baía de São Marcos, formada pelos estuários do Rio Anil e Bacanga. Na Ilha de Upaon-Açu (Ilha Grande) assim denominada pelos indígenas, foi fundada por Daniel de La Touche – Sr. De La Ravardière.

Invadida por holandeses e, na sequência, colonizada pelos portugueses. O nome da cidade é uma homenagem dada pelos franceses ao rei da França Luís IX, também chamado de “São Luís”.

Além dos índios e dos colonizadores europeus, a população maranhense tem fortes elementos dos africanos, que foram trazidos para a realização do trabalho escravo.

A população do Maranhão é uma das mais miscigenadas do Brasil, de acordo com o IBGE, 68% dos habitantes são pardos, resultado da mistura de diferentes composições étnicas. A maioria da população estadual é composta por afro – descendentes, consequência do intenso fluxo de tráfico negreiro entre os séculos XVIII e XIX. Atualmente, o Maranhão possui mais de 700 comunidades quilombolas, sendo, portanto, o estado que detém a maior quantidade de comunidades remanescentes de quilombos no Brasil.

De acordo com o levantamento do IBGE 2014 – 2015 São Luís Capital do Maranhão, única cidade brasileira fundada por franceses, possui 1.073.893 habitantes, sendo a mais populosa cidade do Estado.

“São Luís – Capital do Maranhão – foi reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO, em 1997, por aportar o testemunho de uma tradição cultural rica e diversificada, além de constituir um excepcional exemplo da cidade colonial portuguesa, com traçado preservado e conjunto arquitetônico representativo. Por se tratar de uma cidade histórica viva, pela sua própria natureza de capital, São Luís se expandiu, preservando a malha urbana do século XVII e seu conjunto arquitetônico original. Em toda a cidade, são cerca de quatro mil imóveis tombados: solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos”.  (Dados do IPHAN)

Nós os professores da Rede Municipal de São Luís, fazemos parte desta história de lutas e conquistas por dias melhores. Somente através de uma Educação de qualidade, é que o homem terá a ousadia de galgar os seus objetivos, de avançar como cidadão atuante dentro de uma sociedade onde existem tantas desigualdades de âmbito social, econômico e político.

FELIZ ANIVERSÁRIO SÃO LUIS DO MARANHÃO, NÓS TE AMAMOS.

Profª. Safira M. Pavão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *